
Web Stories: conheça essa tendência

Um dos grandes desafios das empresas é criar um bom relacionamento com seu público, assim como obter uma aproximação positiva. Diante de várias estratégias criadas no ambiente digital para que isso ocorra, o web stories vem se mostrando como uma excelente opção!
O objetivo dessa ação é melhorar a experiência dos usuários na internet por meio do conteúdo disponibilizado por sua empresa em formato de stories, com informações mais rápidas.
Com uma experiência positiva no contato com a marca, o cliente consegue sanar suas dúvidas e passa a se sentir mais acolhido, o que faz com que ele tenha mais interesse pelo seu negócio.
Diante do crescimento dessa estratégia, falaremos sobre essa ferramenta, suas funcionalidades e a importância de utilizá-la em suas estratégias de comunicação e marketing.
Google Web Stories: o que é?
O primeiro passo é compreender o que é o Web Stories. Basicamente, essa é uma ferramenta do Google que tem o objetivo de melhorar o relacionamento do público com os conteúdos da internet, sobretudo, os que são acessados via smartphone.
Com isso, possibilita que as marcas criem conteúdos mais dinâmicos e rápidos para informar os usuários da plataforma.
Ultimamente, o uso de stories é muito comum em redes sociais como o Facebook e o Instagram, permitindo que as pessoas vejam vídeos rápidos e possam interagir.
O Google então, passa a oferecer essa funcionalidade para as empresas que desejam investir na disseminação de informação de forma diferenciada.
Mas quais são as vantagens dessa ação?
A principal delas é a possibilidade de atrair os clientes com mais facilidade, já que no ambiente digital muitas portas podem ser abertas para as empresas e o alcance é ampliado, principalmente nos mecanismos de busca.
Além disso, podemos destacar funcionalidades como:
- Flexibilidade na personalização do conteúdo;
- Adaptação a diferentes dispositivos;
- Acesso gratuito;
- Maior atração dos clientes;
- Melhora o posicionamento nos buscadores.
Um ponto interessante é que essa ferramenta conta com layouts prontos, ou seja, que podem ser adaptados facilmente por sua empresa para inserir as informações.
Outra grande vantagem é a gratuidade dessa ferramenta, já que pode ser instalada com um simples plugin em plataformas como wordpress.
A diversidade no formato de conteúdo também é interessante, já que a empresa pode publicar desde stories com imagens estáticas até vídeos e séries de conteúdos, como ocorre no carrossel.
Essa ação ainda permite o aumento de tráfego, que faz com que sua empresa tenha uma melhora no ranqueamento do Google, o que traz mais visibilidade ao negócio.
Ou seja, essa é uma excelente estratégia para quem deseja ver sua marca crescer e ganhar destaque no mercado.
Como a ferramenta funciona?
Quando o cliente pesquisa sobre algum assunto ou serviço, o conteúdo pode ser disponibilizado ao usuário, conforme a relevância da página e assunto abordado.
Além disso, é possível criar links compartilháveis e divulgar o material em outras plataformas, como as redes sociais.
A ferramenta de stories também pode redirecionar o tráfego e ampliar a relevância do site da marca. Para isso, o conteúdo do stories deve fazer uma chamada para que o usuário veja o material na íntegra no site, clicando em um link, por exemplo.
Com isso, sua marca terá mais chances de aparecer no ambiente digital, o que também permite ampliar a conversão e aumentar o número de leads.
Outro ponto importante é que essa ação pode ser exibida em parceiros do Google, como é o caso do Google Imagens e Google Discovery.
Entenda como criar Web Stories
Diante de todos os benefícios relacionados ao Marketing Digital e o Web Stories que falamos neste artigo, você deve estar pensando como é possível usar essa ferramenta e estar presente no meio online.
Uma das formas é baixando o plugin de Web Stories. Dessa forma, basta digitar o nome “Web Stories”, e instalar o plugin. É uma ação bastante fácil e intuitiva.
Além disso, é importante que sua empresa invista em marketing de conteúdo, para produzir histórias que sejam relevantes para o seu público-alvo.
Lembre-se que o material produzido precisa captar a atenção do cliente, pois somente dessa forma é possível aumentar o número de visitas, retenção e, consequentemente, vendas.
Uma das recomendações é que você invista nos vídeos, pois essa é uma forma bastante fácil de se comunicar com o público-alvo e criar mais engajamento.
Isso porque os vídeos possuem apelo visual, são dinâmicos e contam com uma mensagem rápida e objetiva, com linguagem e absorção mais simples e atrativas.
Além disso, é importante que o conteúdo produzido seja objetivo, ou seja, que capte a atenção, transmita informação, mas que saiba que o ambiente online é rápido.
Ou seja, muitas vezes, as pessoas não têm paciência de consumir um conteúdo muito extenso. Por isso, as narrativas criadas precisam ser interessantes e abordar assuntos relevantes para o público-alvo.
Tudo isso, respeitando a identidade visual da sua marca, pois isso é uma forma de fazer com que o cliente consiga reconhecer o seu negócio.
A equipe de comunicação e marketing pode contribuir para a criação dos web stories, assim como para um planejamento de comunicação que seja assertivo, no que se refere ao alcance e melhor performance junto ao público-alvo.
Espero que tenha gostado do artigo sobre Web Stories: conheça essa tendência
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