Como montar o seu funil de vendas

Para saber como montar o seu funil de vendas de forma assertiva, é preciso entender como essa estratégia funciona e quais são as suas etapas. A função dessa ferramenta é atrair, encantar, converter e fidelizar clientes durante a sua jornada de compras.

O funil de vendas é a representação gráfica dessa jornada de compra. Ele representa desde o momento em que o cliente conhece o seu produto ou serviço, até o momento em que ele decide de fato realizar a compra do mesmo.

Para que o cliente passe por esses momentos, é preciso que ele chegue em algumas etapas, como:

  • Aprendizado e descoberta de uma necessidade;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração de soluções;
  • Avaliação da sua solução;
  • Fechamento da compra.

Esse caminho é necessário até mesmo quando um cliente está considerando sobre um curso de gestão comercial ead melhores faculdades.

Para entender melhor como utilizar essa estratégia na sua empresa, confira os tópicos a seguir.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é o caminho que o cliente deve percorrer desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da compra do seu produto ou serviço. Esse modelo estratégico ilustra, com base em dados reais, cada passo do cliente dentro da jornada de compra.

O objetivo dessa estratégia de marketing é auxiliar na construção de processos estratégicos para a gestão de marketing e vendas que atenda os clientes em potencial. Cada estratégia deve auxiliar em estágios diferentes do processo de decisão de compra.

Essa ação irá contribuir para que o cliente avance para a fase seguinte com mais rapidez e facilidade, estreitando os laços de relacionamento com a sua empresa. Quando o cliente está na fase de descoberta de uma necessidade, ele pesquisa diferentes informações.

Nesse momento, é preciso que a sua empresa esteja preparada para oferecer um conteúdo relevante sobre o assunto no momento certo, para o lead em potencial certo e na fase correta do funil de vendas.

Entre os benefícios de utilizar o funil de vendas como estratégia, podemos destacar:

  • Maior produtividade;
  • Otimização de gestão;
  • Previsibilidade de resultados;
  • Melhor aproveitamento das oportunidades;
  • Respostas assertivas para o desenvolvimento de produtos.

Os conhecimentos necessários para estruturar essa estratégia podem ser adquiridos e aprimorados através de uma faculdade de vendas e marketing, e também conferidas nos tópicos abaixo.

Como estruturar as etapas do funil de vendas

O funil de vendas pode ser dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Cada uma dessas etapas exige muita atenção no momento de criar conteúdos, pois os clientes de cada etapa possuem necessidades em níveis diferentes.

Um cliente que está no fundo do funil já pode ter decidido por fazer uma faculdade de vendas, enquanto o cliente que está no topo do funil ainda está descobrindo que deseja fazer uma faculdade.

Ou seja, os conteúdos que cada um desses clientes precisam devem ser diferentes, isso porque eles se encontram em estágios distintos da jornada de compra, necessitando que a condução seja feita de maneira diferente, através de conteúdos distintos.

  1. Topo do funil

Quando o cliente está no topo do funil, a empresa deve se preocupar em oferecer conteúdos que mostrem como solucionar o problema que ele pode estar vivendo no momento, mostrando que existe uma solução.

Nessa fase do funil, a sua empresa lida com clientes em potencial que estão em um momento de reconhecimento do enfrentamento de um problema, e por isso estão em busca de uma solução para ele, podendo visitar o seu site em busca de um conteúdo que o ajude.

Dessa forma, o seu foco deve ser converter esse visitante em um lead, utilizando as estratégias de atração, fazendo com que esse usuário navegue pelo site até chegar na página de cadastro de informações para receber mais conteúdos.

Se o visitante concluir esse cadastro com sucesso para receber mais informações, você já pode começar a falar com ele diretamente, fazendo com que ele aprenda mais sobre o problema que precisa solucionar, o encaminhando para a segunda parte do funil.

  1. Meio do funil

No meio do funil, a relação com o cliente em potencial já está mais próxima, pois aqui ele já está muito mais próximo da sua decisão de compra. Assim, se você ministra aulas, esse cliente estará mais perto de realizar a matrícula no seu curso de gestão comercial ead.

Entretanto, esse visitante ainda não sabe qual é a melhor solução para o problema, então nesse caso, como o exemplo acima, caberá a você mostrar através da criação de conteúdos relevantes, as soluções que o seu curso oferece.

Nessa fase, o lead estará considerando várias soluções, inclusive uma possível compra do seu produto ou serviço, mas ainda não terá certeza se essa é a solução mais acertada para resolver o problema.

Você deve deixar claro que o seu objetivo é ajudá-lo a chegar em uma solução viável, e não apenas vender a todo custo. Estabelecer essa relação de confiança será fundamental para poder direcionar o seu lead para a próxima etapa do funil.

  1. Fundo de funil 

No fundo de funil estão os leads qualificados, ou seja, aqueles que já passaram por todas as outras etapas do funil e já consideram fechar a compra. Nessa fase, os leads já estão prontos para receber o contato do vendedor e saber mais sobre o seu produto.

Se todas as etapas do funil foram bem trabalhadas até aqui, através de uma gestão de marketing e comunicação eficiente, seu futuro cliente já deve reconhecer sua empresa como uma referência de mercado.

Por isso, esse é o momento de mostrar que você é o parceiro ideal, assim o seu lead identificará que fechar a compra com você é a melhor alternativa, e fechará o funil de vendas, se tornando enfim um cliente.

Existe ainda uma quarta etapa do funil que pode ser realizada, que é o pós-venda. O objetivo dessa etapa é fidelizar o cliente para que ele vire um promotor da sua marca, indicando a mesma para outras pessoas. 

A relação do CRM com o funil de vendas

O CRM, sigla para Customer Relationship Management, ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta de vendas capaz de registrar e organizar todas as informações de contato entre o cliente e o vendedor.

Ou seja, por meio de uma plataforma de CRM é possível capturar, armazenar e gerenciar de forma eficiente os dados relevantes sobre cada cliente ou lead da empresa, facilitando o acesso e o contato, como uma gestão comercial e marketing ead eficiente.

Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa desenvolvedora de softwares, 75% das pessoas estão dispostas a pagar mais para empresas que oferecem uma boa experiência para o cliente.

Conforme os dados mostram, oferecer uma boa experiência para o cliente é primordial, e para que isso ocorra, é preciso investir nos recursos certos para conquistar e fidelizar os clientes, 

Para isso, utilizar dados como base é muito importante, como o histórico de interações e compras. preferenciais, demandas, necessidades e a posição no funil de vendas. Com o uso de um software de CRM é possível otimizar essas informações. 

O armazenamento desses dados em um CRM permite uma gestão melhor dessas informações, garantindo que nenhuma oportunidade seja perdida e que cada cliente receba a atenção necessária, de forma personalizada.

Assim, fica mais fácil identificar em qual parte do funil de vendas cada lead se encontra, e também de criar processos e conteúdos para cada etapa. Outro benefício de utilizar essa ferramenta é a facilidade para captar novos leads, aumentando as chances de conversão.

Como utilizar o funil de vendas CRM

Com o funil de vendas CRM é possível criar estratégias para cada etapa do funil de acordo com as informações armazenadas na plataforma. Através dessas informações é possível identificar até mesmo o interesse do lead em fazer uma faculdade de vendas online.

A plataforma do CRM também consegue otimizar uma série de tarefas e integrar outras tantas com outras ferramentas já utilizadas na empresa, como sistema de automação de marketing.

Portanto, o funil de vendas CRM possui grande potencial para gerenciar as informações dos seus clientes e otimizar todo o seu processo comercial, garantindo mais agilidade e facilidade tanto para a empresa quanto para os clientes.

Além do funil de vendas CRM, existem outros tipos de funil, como:

  • Funil de nutrição de leads;
  • Funil de venda direta;
  • Funil do bestseller;
  • Funil invisível.

Para saber qual o melhor tipo de funil para a sua empresa, entenda bem o seu público-alvo e o mercado em que sua empresa atua, e se ainda restar dúvidas, procure um profissional especializado em marketing para te auxiliar nessa jornada.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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