Aprenda o que é e a importância de um KPI

Para que um projeto alcance todo tipo de objetivo traçado em sua administração, é preciso contar com um excelente planejamento, observando qualquer informação que possa ser de valor para um negócio em questão, sendo possível destacar certos ativos, como um KPI.

Esse indicador serve para que uma empresa consiga tomar as melhores decisões em sua gestão, indo em busca de alcançar qualquer tipo de resultado que seja traçado como essencial para a manutenção e crescimento de uma empresa, elevando assim seus frutos.

Situação que é válida para diferentes tipos de negócios, desde aqueles de nível industrial até aquele de menor parte, já que ambos lidam com certas expectativas a serem alcançadas, divergindo apenas na estrutura e no nível de tais objetivos de mercado.

Sendo o caso de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório que visa ampliar a sua área de cobertura, trabalhando também com o objetivo de fornecer serviços para o meio residencial.

Por outro lado, um vendedor de doces pensa em ampliar sua barraca, abrindo um estabelecimento comercial físico. Apesar de lidarem com propósitos diferentes, existe em ambos os negócios a procura por resultados que permitam a expansão dos seus negócios.

E junto desses frutos positivos a serem obtidos, existe também um conjunto de informações que devem ser analisadas para assim estruturar uma melhor estratégia de gestão para os empreendimentos citados, incluindo se existe uma demanda por tais tipos de serviços.

Como a procura pelo serviço de manutenção corretiva em transformadores a ser vista em uma região repleta de empreendimentos fabris, sendo importante analisar essa relação para assim dar início a um projeto de instalação desse tipo de serviço em uma localidade.

Para tudo isso é importante contar com uma complexa análise de dados, observando tanto os resultados obtidos por um projeto como as ações necessárias de se tomar para obter essa desejável performance adequada no mercado.

Em relação a ambos os conceitos, existe um termo em particular que deve ser considerado junto à gestão de um negócio, itens esses que são chamados de KPIs.

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O que são os KPIs?

KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, ou seja, indicadores-chaves de performance, que serve para a atuar na medição dos resultados alcançados em um projeto, indicando a sua performance em cima do que uma companhia estabelece.

O que passa por questões mais óbvias, como o número de vendas obtidas por um empreendimento, mas percorre também questões mais complexas, como a quantidade de usuários que finalizam uma compra digital após clicarem em um anúncio nas redes sociais.

Uma série de indicadores que podem ter uma grande utilidade para um negócio, indicando não só o sucesso de um projeto, mas também os desafios que tal empresa precisa superar no mercado, em busca de assim obter uma melhor performance junto às suas estratégias.

Índices esses que possuem um valor específico para cada tipo de negócio, atuando ao lado das individualidades de cada tipo de projeto, como os KPIs digitais para quem atua na internet ou então os indicadores tradicionais de venda para negócios de perfil clássico.

Ou seja, traços que podem indicar até mesmo a jornada de aquisição que leva um usuário a pesquisar por “capacho personalizado para comprar”, até a finalização dessa compra em particular, indicando assim o sucesso a ser alcançado pelo fornecedor de tal item.

A questão é que existem diversos índices-chave de performance a serem observadas, atrapalhando assim um empreendedor a conhecer o melhor tipo de estratégia a ser adotada ao seu negócio, levando em conta os KPIs otimizados para cada perfil empresarial.

Diante dessa diversidade, é importante saber como escolher os melhores índices a serem adotados e analisados por um negócio, para assim fazer com que ele alcance a sua performance estabelecida como meta de um projeto.

Escolhendo os KPIs adequados

Se um indicador-chave de performance é capaz de trazer tantos resultados positivos para um negócio a ponto de apontar as melhores estratégias a serem tomadas, é importante então saber como identificar os índices de maior adequação a um negócio.

Diante disso, para que seja possível definir o uso dos melhores KPIs, é indicado seguir as seguintes práticas:

Valor para um negócio

Conforme dito antes, cada tipo de negócio pode trabalhar com um KPI específico. Diante desse fato, é importante se informar com antecedência sobre quais são os indicadores-chaves que podem ser de maior importância para a gestão de um projeto.

O que pode envolver o percentual de clientes alcançados após uma ação digital voltada a quem procurar realizar uma avaliação de integridade de caldeira para sua fábrica, analisando então a porcentagem de conversões alcançadas por tal empreendimento.

Possibilidade de mensuração

Por outro lado, não adianta estabelecer índices de performance que não são possíveis de serem medidos, como a recepção de um produto ou um serviço por parte de um cliente após anos de uso, a não ser que exista uma maneira de manter contato com esse público.

Evitar indicadores de vaidade

Da mesma forma em que alguns índices de performance são importantes para um negócio, existem também aqueles a serem evitados, sendo chamados de indicadores de vaidade, ou seja, KPIs cujo resultados não apontam para métricas de real valor, sendo possível citar:

  • Curtidas nas redes sociais;
  • Cliques;
  • Compartilhamentos;
  • Downloads de aplicativos;
  • Seguidores.

Métricas que em certos casos podem sim ter importância para um negócio, mas de forma geral não apresenta bons resultados a todo tipo de empreendimento, ainda mais se não forem vistos de forma complexa.

Tal como as curtidas recebidas em um post comercial de uma marca de climatizadores de ar para lojas, sendo mais relevante cruzar essa informação com o número de conversões adquiridas por tal negócio, para assim identificar a real performance de um projeto.

Periodicidade

Não basta também observar o desempenho de um KPI somente por um período limitado, é preciso adotar uma certa periodicidade em relação a tal observação, de forma a acompanhar um resultado a longo prazo, para assim entender o sucesso de uma ação.

Após adotar todas essas estratégias de análise para definir quais são os melhores índices de performance de um empreendimento, é possível garantir que um projeto tenha acesso ao melhor desempenho, contudo é importante olhar de perto para a questão dos KPIs.

Isso por causa do tipos existentes de índices de performance, e como um pode ser útil para um serviço de conserto de elevador de carga e outro para um fornecedor digital de softwares, tudo graças a particularidade de cada tipo de KPI disponível no mercado.

Como um KPI pode ser classificado?

Diante do número amplo de mercados que podem ser encontrados, é importante conhecer a fundo os detalhes associados a cada tipo de empreendimento, o que inclui o uso de certos KPIs e como eles podem ser valorizados por um perfil específico de negócio.

E sobre essas diferenciações, é importante conhecer certas minúcias, como a presença de indicadores tais como:

KPIs primários

Tais índices estão associados a ícones que são de extrema importância para um empreendimento, passando então por certas variações, entre elas:

  • Clientes em potencial;
  • Tráfego de uma marca;
  • Conversão adquirida;
  • Receita de um negócio.

Pontos esses que apontam de forma direta aos resultados que devem e podem ter sido obtidos por um negócio, tal como os resultados positivos para um serviço de levantamento topográfico, apontando assim a procura por tal ofício na sociedade.

KPIs secundários

Já os indícios secundários são aqueles que se associam aos KPIs primários, tal como o custo necessário para se alcançar em converter um lead, o tornando em um novo cliente para certo empreendimento.

Um suporte aos índices a serem vistos juntos a um funil de vendas, por exemplo, facilitando a análise de certos indicadores de performance de primeiro nível.

KPIs práticos

Por fim se aponta também aos KPIs práticos, índices que trabalham com resultados diretos, tal como informações específicas em relação a um site.

Entre esses itens a serem analisados, é possível destacar a taxa de rejeição vista em uma plataforma digital, a relação entre novos e antigos visitantes, além das palavras-chaves mais pesquisadas, como “avcb preço” por quem busca por tal documento ao seu negócio.

Atuando com base nessa relação para definir a performance digital de um empreendimento, o que pode ser necessário para garantir a melhor gestão de tal negócio, o levando ao alcance e à análise de bons resultados, sendo tudo de importância para uma administração.

Sendo assim pontos a serem vistos com atenção atualmente, pois um KPI indica não só a performance de uma empresa, mas aponta também as maneiras de se obter tais resultados positivos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Aprenda o que é e a importância de um KPI
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