O que acontece com seu algoritmo toda vez que você se movimenta na web

Quando se trata de tecnologia e internet, há um item que está sempre acompanhando cada um dos nossos passos virtuais, o algoritmo. Base do processo de desenvolvimento de software, é uma ferramenta usada por programadores para a criação de estratégias  tecnológicas.

De forma resumida, podemos dizer que o algoritmo é o responsável pelo processo em tempo rápido das informações disponíveis e, também, por classificar os conteúdos nas redes sociais, fazendo recomendações personalizadas

Para poder entender melhor sobre o tema, separamos as principais plataformas que utilizam o algoritmo como ferramenta de sugestão de conteúdos conforme a  movimentação do usuário na web. Confira!

Clique e saiba mais +

Google

A primeira plataforma de nossa lista, uma das mais usadas quando se trata de pesquisa, é o Google. O algoritmo desta plataforma é uma junção de operações que definem o que serão exibidos aos usuários.

Ele é o responsável por valorizar os sites que entregassem os melhores resultados aos usuários, o que nos leva a conhecida estratégia de SEO, usada como uma forma de otimizar o conteúdo exibido no buscador. Isso é definido desde o uso da palavra-chave correta até o tempo de permanência do usuário em uma página. 

Por exemplo, você procurou está interessada em adquirir rótulos adesivos e escreveu o nome do item como palavra-chave no buscador e permaneceu no primeiro site por alguns segundos. Após isso, seu aparelho exibirá diversos anúncios do produto ou outros que estejam relacionados.

Instagram

Já o Instagram possui  algoritmo que faz uma junção de cálculos e critérios usados para determinar o que será exibido para casa usuário. Aliás, a plataforma já revelou quais são os dados analisados durante esta etapa de definição do que será mostrado no Feed, Story, Explorar e Reels.

Segundo a plataforma, o que eles consideram nesta fase o engajamento da publicação, sendo os avaliados os comentários, curtidas e compartilhamentos. Além disso, a proximidade com a pessoa que publicou o conteúdo também é avaliada, através do engajamento e das trocas de mensagens.

Ou seja, se o seu conteúdo é sobre o dia a dia de um médico, em que exibe os materiais usados, como o oxigênio medicinal, ele será exibido primeiramente aqueles que já acompanham suas publicações. Em seguida, será analisada a relevância do post e assim poderá chegar a novas pessoas como sugestão.

Facebook

Em relação ao Facebook, o algoritmo funciona um pouco diferente do anterior. Isso porque nesta plataforma o que os seus amigos curtem e compartilham é considerado, já que eles poderão ser exibidos em sua timeline.

Com isso, a organização, relevância e frequência de conteúdos que serão mostrados usarão como base o interesse dos seus contatos e o quanto a publicação pode ser útil para você de acordo com o que você curtiu anteriormente. Assim, se você curtiu um tutorial de como usar o exaustor centrífugo, assuntos semelhantes poderão ser exibidos.

Vale ressaltar que todas as plataformas e redes sociais possuem critérios próprios em relação ao algoritmo. Gostaram deste conteúdo? Não esqueça de acompanhar nossos conteúdos e saiba mais sobre esse e outros temas.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Espero que tenha gostado do artigo sobre O que acontece com seu algoritmo toda vez que você se movimenta na web
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Google separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 5 =

Go up