Backlinks: o que é e qual sua importância

Uma página de site totalmente acessível é construída por várias ferramentas que ajudam no marketing digital, como a inserção de backlinks com origens diferentes, mas que ajudam na escalada para o aumento de tráfego.

Além disso, os backlinks são uma parte fundamental do SEO(Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca de plataformas como Bing, Google e Yahoo.

O principal objetivo dos backlinks está na ligação entre o site de uma empresa e outras páginas na web que sejam de relevância para o segmento ou tema abordado, como fornecedores, parceiros comerciais e até perfis em redes sociais. 

Ao criar links e relacionamentos de alta qualidade com outras pessoas do setor, qualquer empresa, seja ela uma companhia que fornece filme stretch ou uma entusiastas do setor automobilístico, pode se beneficiar, vinculando-os a artigos e textos, entre outros elementos importantes.

Isso porque os backlinks funcionam como um voto de confiança para um negócio ou serviço. 

Quando alguém cria um link para o site corporativo, ou mesmo um e-commerce, está dizendo que este é um bom recurso/canal, um material útil ou, ainda, uma página de relevância para seus leitores. 

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O que são os backlinks?

Basicamente, um backlink é um processo de criação de redes de links entre dois sites distintos, relacionando-os. 

Essa construção de link pode ser feita diretamente do site da empresa ou em um conteúdo que está sendo criado. 

Por exemplo, no caso de um blog sobre construção civil, o proprietário da página pode criar conteúdos para informar sobre as novidades do setor, trazer dicas de processos, tecnologias aplicadas na área, entre outros temas. 

Nesse sentido, no material sobre tecnologias, ele identifica a oportunidade de mencionar um processo de controle tecnológico de concreto, por assim dizer,  com o qual trabalha e percebe que é um tema importante e que pode levantar dúvidas em seus leitores. 

Assim, pode realizar um hiperlink indicando um conteúdo complementar que aborde apenas esse tema e que sane as dúvidas de sua audiência, agregando mais valor à experiência. 

Mais ainda, o profissional pode sinalizar um hiperlink para um site de parceiro que oferece esse tipo de serviço, também criando valor para a audiência e sinalizando um local em que confia, ampliando a autoridade de ambos, e especificando para a audiência esse redirecionamento, para que se informe sobre o serviço.

Com isso, os backlinks permitem encontrar conteúdo relacionado e de suporte. O intuito é criar valor para as marcas e para os usuários. 

Afinal, um hiperlink é uma maneira dos usuários navegarem entre páginas na Internet, permanecendo mais tempo e obtendo melhores informações.

Eles também são uma parte importante da otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, porque ajudam as plataformas de pesquisa a entenderem quais páginas são mais relevantes para determinadas consultas.

Os mecanismos de pesquisa usam links para rastrear toda a internet, buscando os sites e redirecionamentos, identificando as páginas individuais e suas redes utilizando algoritmos próprios para avaliar a qualidade e até se uma marca é constantemente citada, trazendo mais autoridade.

 Sendo assim, é importante ter links relacionados ao outro conteúdo em cada página também.

Os backlinks são muito importantes para a prática de SEO, pois eles promovem o alcance de classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa online. 

No entanto, eles também tem como finalidade construir relacionamentos entre marcas e consumidores.

Uma pessoa que clica em um backlink que leva ao site de uma empresa pode se tornar um cliente.

Cada lead que se inscreve para receber um boletim informativo ou responder a uma CTA (Call To Action), a chamada para ação em um site, pode se tornar uma venda.

Ao criar backlinks relevantes para um empreendimento, também se está formando autoridade e reconhecimento à marca dentro do segmento. 

Nesse sentido, as empresas de vistoria veicular que sabem como usar backlinks corretamente, por exemplo, não vão linkar para conteúdo de baixa qualidade ou sites desonestos, obtendo melhores resultados e até redirecionamentos mais qualificados em retribuição. 

Do mesmo modo, se uma empresa relevante criar um link para determinado site, ela estará mostrando aos consumidores que vale a pena se interessar pelo que está sendo apontado, “emprestando” sua autoridade.

Em troca, tal empresa pode ter conteúdo informativo que possa beneficiá-los e, de uma forma conjunta, é possível influenciar o SEO, a partir de:

  • Atração de clientes em potencial;
  • Aumento de tráfego para site ou blog;
  • Classificação de palavras-chave específicas;
  • Ganho de autoridade dentro do nicho;
  • Melhoria nas taxas de conversão.

Todos os itens acima são razões pelas quais se faz necessário ter um ótimo SEO e, embora existam literalmente centenas de fatores de classificação, os backlinks desempenham um papel enorme. 

Outro fator importante, e que precisa ser destacado, é que os backlinks são muito importantes para os visitantes de um site corporativo. 

Ao ler o conteúdo, um backlink pode fornecer ao leitor mais informações relacionadas ao tópico em questão. 

Por exemplo, se uma pessoa estiver lendo um artigo sobre como a prevenção e combate a incêndio e procura por profissionais capacitados e equipamentos viáveis, poderá encontrar um backlink com mais informações sobre um produto ou serviço mencionado no artigo ou até essas fontes almejadas.

Nesse caso, o backlink fornece uma fonte alternativa de informações na qual o leitor pode clicar para saber mais sobre o serviço que pode ser usado para um tratamento estético corporal e cuidado com a saúde e bem-estar.

Além disso, os backlinks são tão importantes para os mecanismos de pesquisa, como dito anteriormente, determinando a relevância e autoridade de um site em relação ao tópico para o qual está tentando classificar. 

Se vários sites estiverem vinculados a uma página específica, isso informa aos mecanismos de pesquisa que vale a pena vincular o conteúdo e deve ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. 

Os backlinks são importantes para os mecanismos de pesquisa porque são um sinal de que o site está vinculado a informações de alta qualidade sobre um tópico. Em essência, é um voto digital de confiança.

Portanto, quando um site fala sobre o tratamento de água para o setor industrial, ele  é visto como um conteúdo de alta qualidade, os backlinks ajudam a obter classificações mais altas nas plataformas de pesquisa. 

Quanto mais domínios de referência total um site tiver, maior será a classificação do site. 

Basicamente, quanto mais alto se classificar no Google ou no Bing, mais pessoas verão a empresa e irão clicar nas páginas de um site.

Outro benefício relacionado a backlinks saudáveis é que eles ajudam a construir uma marca. 

Por exemplo, se um site de alta qualidade e muito popular estiver vinculado ao de uma empresa, ela estará se beneficiando disso. 

Ou seja, se uma conteudista de moda, beleza e maquiagem começa a mencionar uma empresa como dica de produtos, ou mesmo linkar para um conteúdo informativo dessa marca em seu material, ambas podem ter mais destaque.

Isso acontece porque os consumidores verão que essa marca/personalidade em particular está feliz por estar associada a uma empresa que remonta a autoridade. Assim, os consumidores começam a se interessar pelos produtos e serviços disponíveis. 

Em última análise, a maneira de criar backlinks de alta qualidade para o um site é formando relacionamentos. É uma opção de longo prazo, mas pode preparar o caminho para o sucesso que está à frente.

Em primeiro lugar, é preciso pensar no uso das redes sociais e em como é possível criar conexões. 

Assim, se for uma empresa que faz piscina de alvenaria, por exemplo, precisa considerar quais os potenciais clientes e fornecedores que podem se interessar pelo material produzido.

À medida que a empresa se torna mais ativa, as pessoas responsáveis pelo marketing digital terão a chance de comentar em postagens ou em fóruns relevantes para o negócio. 

Mais pessoas conhecerão a empresa, e isso aumentará o reconhecimento da sua marca. 

Elas podem começar a oferecer backlinks para outros sites, redes sociais ou fóruns com conteúdo relevante para a organização. 

Também é possível contatar diretamente os responsáveis por páginas com as quais deseja se relacionar, informando o interesse em parcerias de conteúdo, por exemplo.

No entanto, para obter backlinks, é preciso escrever conteúdo de alta qualidade. 

Afinal, antes que alguém ofereça uma oportunidade de backlink, eles vão ler qualquer conteúdo que esteja disponível para identificar se a linha editorial e outras características estão alinhadas.

Ao escrever um artigo ou um texto, é preciso levar em consideração o quão relevante é para o público-alvo e mercado consumidor. 

Por exemplo, se uma empresa está voltada para o setor de logística internacional, o ideal é obter backlinks de outros sites sobre o local para onde os clientes podem enviar os bens de consumo produzidos. 

As pessoas querem ler as informações em que podem confiar ou que lhes dão conselhos sobre determinados produtos, serviços ou o setor como um todo.

Outra maneira de construir backlinks é por meio de depoimentos. Neste caso, uma empresa pode escrever um depoimento para um fornecedor que faz parte do processo de produção. 

Se a organização fez compras de maquina de fazer velas preço acessíveis, e escrever um depoimento sobre o valor de importação dessas máquinas para o mercado externo, por exemplo, pode gerar engajamento para a palavra em link em destaque.

Depois de escrever um depoimento, entrar em contato é outro passo que pode ser dado, principalmente em se tratando de redes sociais. 

É preciso deixar a outra parte saber que há conteúdo disponível e disponibilizar um backlink para que o conteúdo possa ser replicado em blogs e redes sociais para atrair novos clientes. 

Além disso, quando alguém lê um conteúdo de boa qualidade e gosta dele, e vê um backlink apontando para a fonte, há uma boa chance de clicar nele. Eles querem saber mais sobre quem o escreveu ou criou.

Conclusão

Com essas dicas, não há muito segredo em que, se tratando de backlinks, a estratégia é essencial para proporcionar um site de qualidade e uma conversão de tráfego mais qualificada.

Para obter o tipo de link que realmente fará qualquer empreendimento se destacar e crescer, é preciso estar preparado para dedicar tempo e trabalho eficiente. 

Como dica final, é preciso criar algo que valha a pena incluir um backlink, buscando suporte em especialistas da área em questão, jornalistas e, por que não, blogueiros que podem achar o conteúdo irresistível e que queiram compartilhar com outras pessoas. 

Quem está preparado para trabalhar e aplicar o SEO e backlinks na medida certa, mesmo que seja a partir de sites modestos, podem competir com grandes empresas nas páginas de resultados de pesquisa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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