Marketing de Guerrilha: como fazer uma estratégia eficaz no seu negócio

Com novos negócios surgindo diariamente, os empreendedores precisam buscar maneiras de se destacar perante os concorrentes. O Marketing de Guerrilha pode ser uma boa saída para ter um diferencial e conquistar o público.

O modo de ter excelentes resultados com o marketing de guerrilha é entender o conceito, sua importância e como criar estratégias que ajudem no crescimento da empresa por meio dessa ação, que tende a ser menos custosa.

Quanto mais conhecimento sobre o assunto você tiver, melhor será a elaboração do planejamento de marketing do negócio.

Um dos grandes desafios do marketing é chamar atenção do público. 

Afinal, com tantas opções de marcas, produtos e serviços, somado ao volume de informações, o processo de destaque e retenção de atenção se torna mais desafiador.

Nesse sentido, o marketing de guerrilha é uma excelente escolha para os empreendedores iniciantes e aqueles que desejam ampliar sua atuação. 

Mais ainda, é uma excelente estratégia para empreendimentos com menor orçamento disponível e que desejam atrair os leads (potenciais clientes) de forma inovadora, afinal,   consistem em estratégias de baixo custo.

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O que é o marketing de guerrilha?

Na prática, o marketing de guerrilha é uma estratégia inovadora, não convencional, de custo baixo e que visa realizar publicidade de forma diferenciada divulgando produtos e serviços diversos.

A ideia deste conceito é explorar o marketing de modo mais “agressivo”, não convencional e com criatividade para se diferenciar da publicidade tradicional e dos concorrentes.

Por conta disso, a característica mais marcante do marketing de guerrilha é o impacto que causa no público, muitas vezes sendo direto e, geralmente, grandioso - como é o caso de flash mobs muito populares nos anos de 2010. 

Apesar disso, ações mais “sutis” também podem ser realizadas.

Assim, ao causar o choque, as empresas de alarmes monitorado têm uma excelente oportunidade de promover os produtos e serviços, sem a necessidade de grandes investimentos.

Por que investir em marketing de guerrilha?

Fazer mais investindo pouco é um ponto que chama atenção dos empreendedores, o que é um estímulo para buscar mais informações sobre o marketing de guerrilha.

Mas, o que será que torna os resultados tão expressivos e interessantes assim? Entender os motivos é a chave para desenvolver ações de grande sucesso e aplicar a estratégia com eficácia.

Ao comparar o marketing de guerrilha com o marketing tradicional, os dois têm aspectos bem interessantes e alguns parecidos. 

Afinal, ambos visam atrair o público para conhecer o produto ou serviço, oportunizando novas vendas. O grande diferencial está na abordagem.

Hoje, as pessoas são bombardeadas a todo momento por informações, prazos curtos e tarefas urgentes. Além disso, diversas distrações surgem em plataformas online.

Com esses fatores, é natural que o público fique mais seletivo em relação ao que dedicar tempo e atenção - facilmente mudando o foco para outras ações.

Deste modo, os anúncios convencionais foram perdendo força e se tornaram facilmente descartáveis, afinal de contas, ninguém quer ser incomodado com propagandas semelhantes e que não parecem atender uma necessidade específica desses usuários. 

O marketing de guerrilha pode ser um diferencial no seu negócio, pois é pensado para ser chamativo, algo que é praticamente impossível ignorar, criando assim uma boa impressão e acionando um aspecto de memória para as pessoas que se depararem com a ação e a marca.

O foco é provocar uma reação no consumidor, fazendo com que ele repense seus hábitos pessoais e prioridades, ou até provocar um concorrente de modo direto - de modo a criar viralização.

Características do marketing de guerrilha 

Para serem caracterizadas como estratégia de marketing de guerrilha, as campanhas devem atender algumas condições, ou seja, características que possam diferenciar as ações das tradicionais.

Basicamente, o marketing se destaca por estratégias que promovem campanhas inusitadas e diferentes dos modelos tradicionais. A transgressão e surpresa precisam estar presentes.

A utilização de canais não convencionais também é um diferencial interessante para chamar atenção, mas nada impede o uso de mídias como televisão e rádio, desde que o foco da ação em si seja na originalidade e provocação.

A criatividade é outro ponto forte do marketing de guerrilha. Assim, ter ideias originais e únicas é fundamental para conseguir bons resultados e vencer até os orçamentos mais apertados.

O ponto-chave é chamar atenção, causar um impacto positivo no público a ponto das pessoas reagirem de alguma forma as campanhas. 

Ou seja, é preciso marcar o público para que ele considere a marca ou seja atividade uma lembrança boa para construir uma relação cliente-empresa.

Tipos de marketing de guerrilha 

O marketing de guerrilha pode ser colocado em prática por diferentes meios e de diversas formas. A criatividade é chave para como e onde utilizar essa estratégia de sucesso.

Não existe uma maneira certa ou errada de aplicar a estratégia, mas sim aquela que melhor atenderá seu público e adequar ao orçamento. Contudo, cabe bom senso.

Assim, abusar da criatividade é o caminho para chamar a atenção do público e conseguir excelentes vendas, seja para produtos como tinta epóxi preço ou contratos para serviços como instalação de cabeamento para automação residencial.

Guerrilha ao ar livre

Um dos tipos de marketing de guerrilha muito popular é o que pode ser feito ao ar livre. 

Essa é uma excelente opção para chamar atenção de um público que ainda não tem conhecimento sobre a empresa de forma atrativa e dinâmica.

É possível colocar a estratégia em locais abertos e de livre circulação, como ruas e parques, criando ações de flash mob, que consistem em fazer as pessoas pararem para prestar atenção e assim saber o que está acontecendo.

A instalação de telões, quadros pendurados em árvores e outros recursos visuais podem ser utilizados. Tudo depende dos objetivos das ações.

Guerrilha em lugares fechados

O marketing de guerrilha pode ser explorado em locais fechados também, como em salas de cinemas, shoppings, banheiros, entre outros lugares.

Nestes espaços, é importante ser muito criativo, porque apesar de não serem lugares muito comuns para colocar a estratégia em prática, são espaços muito visitados diariamente. Contudo, é necessário saber chamar a atenção, bem como criar desejo de aproximação, como é o caso de espaços interativos.

Pensar no diferente, no inusitado para esses ambientes e no que as pessoas gostariam de ver e interagir são boas ideias para conseguir criar a campanha para destacar os serviços de conserto de Iphone, por exemplo.

Guerrilha em grandes eventos

O marketing “invisível” é uma das estratégias mais usadas em grandes eventos. Essa técnica consiste em um marketing que não salta aos olhos.

Um exemplo são as bebidas servidas em eventos. A marca está ali e a pessoa assimila a informação naturalmente, sem perceber.

Guerrilha interativa

O marketing de guerrilha permite que as pessoas possam interagir com ambientes, campanhas e pessoas. 

Essa opção é muito interessante para a marca se aproximar do público e criar uma boa experiência.

Assim, ambas as partes podem iniciar um bom relacionamento e avançar para um estágio de fidelização.

Além destes, outras opções de marketing de guerrilha que podem ser colocadas em prática são:

  • Guerrilha digital;
  • Marketing de emboscada;
  • Buzz marketing ou marketing viral;
  • Marketing de projeção.

Dicas para um marketing de guerrilha eficiente

Após conhecer o conceito, principais características e porque vale a pena investir no marketing de guerrilha, é importante elencar algumas dicas para colocar a estratégia em prática, de modo que possa alcançar excelentes resultados.

Para promover a marca é importante ter em mente o principal objetivo da estratégia: provocar uma reação no público. 

Sendo assim, as ações precisam ser impactantes. Contudo, é necessário atenção para não gerar impactos negativos.

Conheça bem os clientes

O primeiro passo para obter ganhos positivos com as ações de guerrilha é conhecer detalhadamente qual público deseja impactar com a estratégia.

O processo inclui a avaliação dos atuais clientes e os leads (potenciais clientes). 

Deste modo, é fundamental considerar a persona (representação ideal do cliente).

Esse cuidado especial é uma maneira de evitar que uma campanha com potencial de sucesso se torne um fracasso.

Não esqueça das suas origens

O marketing de guerrilha não tem uma fórmula única. Para ter sucesso com essa estratégia, é importante não ficar obcecado pelo tal sucesso o tempo todo.

Algumas campanhas podem ser engraçadas, outras mais desafiadoras e provocativas. Há também as que tratam de assuntos sérios.

É impossível criar uma fórmula única para todas as mensagens. 

Por isso, o mais importante é não esquecer das suas origens. Se o seu segmento permite uma linguagem mais descontraída, por exemplo, a empresa pode seguir esse caminho.

Considere a oportunidade de parcerias

No marketing de guerrilha é possível fazer parcerias que geram sucesso para ambas as partes.

Uma empresa de manutenção de nobreaks, por exemplo, pode fazer parceria com uma companhia fornecedora dos insumos necessários para realizar as manutenções Com isso, ambas as empresas podem obter excelentes resultados e convergir o público.

Para definir o tipo de parceria, é interessante optar pelo co-marketing (marketing compartilhado). 

Este termo consiste na união estratégica de duas ou mais empresas interessadas em produzir conteúdos para atender um público em comum.

Aposte na originalidade

Ser original é um elemento essencial no marketing de guerrilha. 

Com a originalidade, você evita copiar os concorrentes e pode aumentar as chances de sucesso no mercado, se destacando.

Capriche no processo de execução

Boa parte das campanhas de marketing não gera resultados positivos de imediato. Além disso, os resultados esperados podem não ocorrer por conta de falhas durante a execução.

Considerando este fator, é importante pensar e definir a melhor maneira de atrair o seu público, gerando impacto positivo de modo original.

Se optar por ter um parceiro, é importante fazer reuniões para discutir as ideias, dividir as tarefas e resolver como as atividades irão funcionar.

Benefícios do marketing de guerrilha 

As ações de marketing de guerrilha podem ajudar nas vendas, no faturamento, além de aumentar a base de clientes. 

Alguns dos benefícios que as empresas e marcas podem aproveitar com esta técnica de marketing são:

  • Grandes chances de viralização;
  • Baixo custo de investimento;
  • Fortalece a marca no mercado;
  • Permite explorar o lado criativo;
  • Ações e estratégias originais;
  • Clientes mais conectados e engajados.

Portanto, investir em marketing de guerrilha é uma excelente forma de tornar a sua marca uma referência, se destacar perante os concorrentes, melhorar os lucros e gerar sucesso nos negócios.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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