Clientes, mercado e localização: Quais os impactos nos resultados

Uma empresa é composta por vários aspectos diferentes, assim como um caminhão que possui cabine, pneus e o seu baú refrigerado, uma corporação tem uma anatomia completa, que vai desde a sua infraestrutura, seus processos até os seus colaboradores e clientes. 

E é claro que, além da composição, qualquer negócio precisa de um fator crucial para ter um bom desempenho: os resultados, afinal, por melhor que seja o seu produto ou serviço, por mais inovadora que seja a sua ideia e por mais cativante que seja a sua marca, se você não converter tudo isso em números, dificilmente seu empreendimento ficará de portas abertas por mais de 5 anos. 

São os resultados que mostram o potencial e fazem com que uma corporação se mantenha ativa, e muitos pensam que, para alcançar o sucesso o único fator que importa são as vendas, mas acredite, tem muito mais coisa envolvida do que você pode imaginar. 

Existem três fatores considerados cruciais e que impactam diretamente, o resultado de qualquer empresa: os clientes, o mercado e a localização. No texto de hoje, vamos mostrar o quanto essa trinca pode influenciar de forma direta o desempenho de um negócio, confira!

Clique e saiba mais +

Clientes

O que seria de uma empresa sem seus clientes? Como ela manteria suas portas abertas e conseguiria sustentar seus colaboradores, a criação de novos projetos e o seu desenvolvimento geral, sem consumidores que compram seus produtos e mantém o negócio aberto tanto em termos econômicos quanto sociais. 

Afinal, os clientes vão muito além de apenas entregarem dinheiro para o seu negócio, é como a calibração de instrumentos, se não existem equipamentos, qual o motivo dela ser feita? Nenhum, e sem clientes, uma empresa não possui nenhum motivo para produzir seus produtos ou serviços e se torna algo sem propósito. 

São muitas vezes, os clientes que vão refletir seus resultados, principalmente aqueles mais fiéis, grande parte dos empreendedores acreditam que, atrair novos consumidores é a solução para todos os problemas, e por mais que essa seja uma estratégia viável, são aqueles consumidores assíduos da sua empresa que trarão resultados e impactarão de forma direta nos números da sua corporação. 

Por este motivo, é sempre importante ter uma base sólida de clientes, tratá-los com carinho, oferecer soluções de acordo com suas necessidades, buscar fidelizá-los e mantê-los por perto, conhecer seu perfil e seus gostos pessoais, tudo isso deve ser colocado na balança e levado em consideração para alcançar resultados melhores. 

Mercado

Toda empresa está inserida em algum mercado, alguns mais competitivos e outros menos, mas por mais que você pense que esse termo só serve para se referir aos seus concorrentes, saiba que o seu impacto é muito maior do que imagina, ainda mais quando se trata de resultados. 

O mercado no qual seu negócio está inserido, interfere diretamente nos seus resultados, um mais competitivo, com uma alta concorrência e com uma baixa demanda, pode fazer com que você adote manobras mais ousadas, um ticket médio mais alto e uma adaptação para sobreviver. 

Já um com uma demanda mais alta, e com baixa concorrência, faz com que você possa pensar em quantidade elevada e uma adaptação menos agressiva. Também é importante ficar de olho nas constantes mudanças e tendências do seu segmento, o que está dando certo? O que é possível replicar? E a sua concorrência, o que estão fazendo?

Cada detalhe importa dentro do seu mercado, e muitas vezes, um desempenho ruim pode condizer com a falta de adaptação ou uma leitura fraca relacionado ao mercado no qual seu negócio está inserido. 

Localização

Você já parou para pensar o ponto em que sua empresa se encontra? A procura na região é alta? Esse é um bom bairro para vender sua luva de vaqueta? Por mais que seja algo muitas vezes esquecível por parte dos empreendedores, a localização tem um peso enorme quando falamos de resultados. 

Por melhor que seja a sua empresa, estar no lugar errado pode fazer com que ela não alcance todo o seu potencial, a não ser que você possua uma grande marca como o MCDonald', o seu sucesso está atrelado onde sua corporação está presente. 

Para isso, é preciso juntar os dois tópicos acima, entender onde seu público está e como é o mercado de determinada região, com essa junção, é possível encontrar uma localização que supra as necessidades e um ponto de destaque que pode fazer com que sua empresa obtenha resultados cada vez melhores. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Clientes, mercado e localização: Quais os impactos nos resultados
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Marketing separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − um =

Go up