Palavra chave de cauda longa e cauda curta, quais são as diferenças?

Você sabe quais são as diferenças entre palavra chave de cauda longa e de cauda curta? Bem, saber mais sobre este assunto é  crucial para que você consiga elaborar as suas estratégias de marketing, ainda mais quando estamos falando de conteúdo. 

Por isso, neste conteúdo de hoje, a gente vai falar de forma mais aprofundada sobre como usar corretamente os conceitos de palavra chave de cauda curta e demais aspectos para fazer com que as suas técnicas de SEO fiquem super otimizadas. 

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Palavra chave de cauda curta, quais são as suas características? 

As palavras chaves de cauda curta são mais amplas e possuem um alto volume de buscas, elas abrangem conceitos gerais. Um exemplo claro disso é o termo  “marketing diital”, ao pesquisar sobre este assunto, o volume de conteúdos é muito grande e não deixamos especificados sobre o que desejamos saber em relação ao marketing digital, se estamos em busca de uma agência ou ferramentas. 

São pesquisas genéricas, que contam com alta concorrência e elevado número de acessos, por isso, muitos sites tentam criar conteúdos de risco para indexar na primeira página com elas.

No entanto, para um site que está começando e que não tem tantos domínios sobre SEO, este tipo de prática não é tão recomendada, porque será  muito difícil conseguir competir com empresas que detém alto volume e destaque no mercado. 

Palavra chave de cauda longa, quais são as suas características?

As palavras chaves de cauda longa são bem mais especificadas e, tendo isso em vista, contar com um volume mais baixo de buscas. Como assim? 

Um exemplo de palavra chave de cauda longa é “caça vazamentos na Zona Norte São Paulo”. Ela é muito específica e dificilmente alguém que mora em SC vai pesquisar por isso. Ou seja, o bpi é mais segmentado e, tendo isso em vista, é mais fácil de alguém começar os seus serviços ou produtos. 

Exemplos de cada  uma delas e como fazer o uso na prática

Quer saber um exemplo prático de conteúdos com palavras chaves de cauda curta e longa e como aplicar isso na prática? O indicado é que você escolha uma palavra de cauda curta que será o centro das outras de cauda longa. Assim sendo, você vai criar conteúdos de cauda longa e todos eles deverão linkar para a cauda curta, em um sistema de cluster.  

Como assim? Um exemplo: um termo de cauda curta seria “desentupidora”, ele é geral e está competindo com as empresas de todo o Brasil. No entanto, você pode criar vários de cauda longa como “como contratar desentupidora” preço de desentupidora ``''vantagens de contratar uma desentupidora" e “o que analisar ao contratar uma desentupidora”. Todos estes artigos que darão dias para o termo DESENTUPIDORA deverão estar linkados para o cauda curta, passando a  sua autoridade e melhorando as linkagens deste conteúdos aparecer nas primeiras páginas do Google. 

Outras dicas de SEO além de cauda longa e cauda curta que irão te ajudar em sua estratégia 

Quer saber mais algumas dicas de SEO em relação a cauda longa e cauda curta que poderão te ajudar em toda a sua estratégia? 

Separamos algumas delas que são super básicas mas que farão toda a diferença em todo o processo de ranqueamento de suas páginas perante o Google. 

1. Faça a pesquisa de concorrentes

Uma dica de ouro é que você faça a pesquisa de concorrentes. Ao fazer uma análise de concorrentes, você consegue ter uma maior noção sobre o que eles estão fazendo, quais são os tipos de práticas que estão dando certo em vários outros aspectos. 

Veja quais são as tendências que os seus concorrentes estão seguindo. Ah, e claro, não se esqueça que isso não quer dizer que você tem que os copiar. Na verdade, seguir os concorrentes é uma forma de saber o que fazem de certo ou não para que você não cometa o mesmo erro que eles, não que deve fazer tudo o que estão fazendo. 

2. Semrush e outras ferramentas de SEO

Hoje em dia, existem muitas ferramentas de SEO, sendo a Semrush uma das principais delas, que te ajudam a entender se a sua estratégia e marketing de conteúdo está sendo eficaz ou não. Tendo isso em vista, faça a contratação e uso de algumas que são gratuitas para otimizar os seus resultados. 

Uma das ferramentas que mais são utilizadas atualmente vem sendo o Google Search Console, que permite saber qual  é o valor de CTR das suas páginas. 

e então, tem mais alguma dica de SEO que não citamos neste conteúdo ou sobre palavra chave de cauda curta e longa? Comente aqui conosco e, claro, se você gostou deste material, não esquece de compartilhar com alguém que seja especial e que vai gostar de saber sobre.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Palavra chave de cauda longa e cauda curta, quais são as diferenças?
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Especialista em Marketing Digital

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