Como aproveitar o início do ano para criar o seu Plano de Marketing

Toda empresa de sucesso, seja ela do ramo de moda ou de batedeira industrial, precisa de um plano de negócios bem pensado para suas ações. Uma estratégia de marketing é uma parte fundamental desse plano e inclui detalhes sobre como você ficará à frente dos concorrentes.

Embora o conceito nem sempre produza resultados imediatos, eles ainda são espetaculares em um plano de negócios e devem receber muita atenção. Ficou curioso e deseja entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

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Como desenvolver um plano de marketing no início do ano?

Um plano de marketing define dois objetivos claros: manter o engajamento e a fidelidade do cliente e, claro, capturar participação de mercado em um segmento específico, como o de manutenção de elevadores, por exemplo.

Seu plano de marketing descreve as estratégias que usará para atingir as metas e ações específicas que sua equipe de marketing empregará. O orçamento é necessário e as projeções precisam ser baseadas em dados já informados antecipadamente.

Criando um resumo executivo

O marketing é a história da sua marca contada aos clientes. Então, como em qualquer narrativa, sua voz e os personagens devem permanecer consistentes. Um resumo detalha quais são as suas metas para o ano e ajuda a unir cada campanha.

Ao estabelece-las, elas devem ser específicas, atingíveis, relevantes e com prazo. Calce sua luva de vaqueta e melhore essa somatória. Esses objetivos devem funcionar juntos para alcançar a harmonia interna e externa, contando uma história consistente que informa os clientes sobre sua mensagem exata enquanto desenvolve os capítulos anteriores.

Identificando seu mercado-alvo

Antes de escrever um plano de marketing, encontre e entenda seu nicho. Pergunte a si mesmo quem é o grupo específico que você está segmentando. Por exemplo, se sua empresa vende toldo articulado, é provável que aqueles que são donos de padarias e açougues estejam em seu mercado. 

Estude esse grupo de indivíduos para entender suas possibilidades e aprenda como sua empresa pode resolver os problemas de cada um. Tudo isso, quando bem feito, fará com que seja autoridade no assunto.

Diferencie sua marca com inbound marketing

O inbound marketing utiliza ferramentas como marketing de conteúdo, rede social e otimização de mecanismo de busca para atrair a atenção do cliente e, principalmente, por meio da comunicação online. 

O marketing digital pode incluir postagens informativas em blogs, entrevistas, podcasts com pessoas relevantes do setor ou guias sobre como usar melhor seu produto. Por exemplo, se vende marmitas, considere postar várias receitas divertidas para as festas dos primeiros meses do ano.

Cada uma dessas estratégias capacita as outras para obter maior atenção do cliente. Uma oferta pode melhorar sua classificação no mecanismo de pesquisa (e colocá-lo em primeiro lugar, para que conquiste novos clientes e mais lucros), o que leva mais pessoas ao seu site e páginas sociais. 

Compartilhe essas peças para esse público mais amplo, pois irá melhorar novamente suas classificações (atualizações constantes são necessárias). Tudo isso pode ser feito com a ajuda de funcionários experientes e que caminham por um mesmo objetivo.

Declare a posição da marca para seus clientes

Sua marca é uma bandeira que deve ser levantada e mostrada a todos. Você deve ser capaz de escrever uma frase simples, mas que mostre como a mesma atenderá às necessidades do cliente e vencerá a concorrência. 

Concentre-se em resolver um problema por vez para o cliente. Isso, de uma forma ou outra, prova o quanto a equipe e seus produtos têm valor. Com isso, a balança penderá para o lado positivo.

Terá melhores possibilidades de orçamento

Ao implementar uma estratégia, considere buscar o maior número de orçamentos possíveis. O marketing requer dinheiro por vários motivos, incluindo promoções pagas, software, eventos e custos terceirizados. 

Considere isso ao criar o plano para que haja dinheiro disponível para gastar em táticas que atinjam seus objetivos. O início do ano será apenas uma pequena porcentagem do que o espera (positivamente) para o restante de 2023.

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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