Marketing Interno ou Agência de Marketing: Como escolher o melhor para sua empresa?

Qualquer empreendedor já sabe que o marketing é considerado como o ponto central de uma empresa, é praticamente impossível pensar que um negócio vai fazer sucesso sem contar com uma boa estratégia de marketing, afinal, é através desse conceito que você consegue ofertar melhor seus produtos, gerar reconhecimento para a marca, ampliar a comunicação com o público-alvo e por aí vai. 

Então é claro que a inserção do marketing dentro de um negócio é crucial, assim como uma esteira transportadora dentro de uma indústria, o problema é que muitas pessoas não sabem ao certo, como concretizar isso, ou seja, qual a forma correta de acrescentar o marketing dentro da empresa, seria melhor ter uma equipe de marketing interno ou contratar os serviços de uma agência de marketing?

Bom, ambos possuem vantagens e desvantagens, e tudo deve ser de acordo com os gostos do seu próprio negócio, para te ajudar na sua escolha e sanar de vez essa dúvida, no texto de hoje nós vamos falar sobre essas duas opções, bora conferir qual a melhor para o seu empreendimento? Então vamos lá!

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Marketing Interno

Vamos começar falando do marketing interno, como o próprio nome já indica, esse é o conceito que se refere quando uma corporação monta um setor e tem uma equipe especializada em marketing dentro da própria empresa, separamos alguns benefícios e malefícios de adotar essa prática, confira!

Familiaridade com a empresa

Um dos principais benefícios do marketing interno é justamente a familiaridade com a sua empresa, todos os colaboradores atuam dentro do seu negócio, o que faz que conheçam muito bem o posicionamento da marca, o tom, os objetivos e a forma como quer lidar com algumas situações. 

Agilidade na entrega

Com uma equipe interna, as demandas tendem a ser entregues mais rápidas, já que todas aquelas pessoas foram contratadas e prestam serviços de forma única e exclusiva para o seu negócio, o que apresenta metas e demandas sendo concluídas de forma muito mais agilizada. 

Foco total 

Além da velocidade, o foco dos funcionários é só um: o seu negócio, eles não dividem a atenção nem precisam focar em outras atividades e segmentos diferentes, o único pensamento deles é no seu negócio, então o foco é total e exclusivo. 

Comunicação facilitada

O último benefício que vamos ressaltar é justamente a chamada comunicação facilitada, se alguém não gostou dos novos rótulos adesivos ou quer mudar alguma campanha, basta falar em um canal de comunicação interno, tudo se resolve de forma simples e o diálogo interno se resolve de maneira muito mais tranquila. 

Recrutamento

O primeiro ponto negativo do marketing interno é em relação ao seu recrutamento, não é fácil contratar profissionais da área ainda mais se você não tiver ninguém que conheça sobre o assunto já inserido na empresa, esse pode ser um processo longo e que cause uma certa dor de cabeça até que uma boa equipe esteja completa. 

Custo relativamente alto

Outro ponto é o valor elevado, é preciso pensar que aqui você estará tendo que bancar um novo setor completo, com alguns funcionários e seus salários, uma sala,capacitação,  equipamentos, ferramentas, etc. Isso pode representar um custo alto e que pode acabar sendo um empecilho para muitos. 

Rotatividade e experiência dos colaboradores

Por fim, por se tratar de colaboradores internos, existe uma boa possibilidade de termos uma certa rotatividade dentro da empresa, o que pode acabar sobrecarregando os outros colaboradores e gerando problemas durante um período, além dos gastos adicionais, também vale ressaltar a experiência dos funcionários, já que pode demorar um tempo até que eles alcancem a performance que você tanto deseja. 

Agência de marketing

Agora que você já sabe tudo sobre o marketing interno vamos conferir um pouco mais sobre a chamada agência de marketing, como o nome já indica, se trata de uma empresa completa e terceirizada especializada em marketing, mas antes de sair fechando contratos e colocando a documentação em uma caixa de papelão, confira mais seus prós e contras abaixo.

Melhor custo benefício

Logo de cara podemos afirmar que uma agência de marketing apresenta um ótimo custo benefício, afinal, você está contratando um serviço e não montando um setor inteiro, ou seja, é possível alcançar os mesmos resultados de forma muito mais barata. 

Garantia de expertise no assunto

Se no marketing interno você pode ter problemas na montagem da equipe, aqui isso não acontece, ao contratar esse tipo de empresa, você garante expertise no assunto, já que são profissionais qualificados que atuam somente com o marketing. 

Especializações e ótimas ferramentas de trabalho

Por se tratar de uma agência focada em marketing, todas as suas especializações e ferramentas são específicas para essa área, o que pode trazer uma certa segurança e autoridade, com softwares e plataformas focadas em alcançar resultados mais eficientes. 

Atendimento personalizado de acordo com a demanda

Por fim, o atendimento de uma agência tende ser extremamente personalizado e funciona de acordo com a sua demanda, ou seja, eles atuam de acordo com aquilo que você precisa, de forma mais direta e muitas vezes mais eficiente. 

Atenção dividida

Por mais que a flexibilidade da agência, assim como um toldo articulado, em sua maioria seja algo positivo, também pode ser encarado como um ponto negativo, já que a atenção aqui é dividida, os prazos tendem a ser maiores e a empresa terceirizada não vai só ter o seu negócio para cuidar, o que pode dividir o foco e não trazer aquele “carinho especial” que você procura. 

Localização

Muitas empresas querem ter o controle e o contato próximo do que está acontecendo, e por mais que a internet facilite as coisas, se você é daqueles que gosta de ver tudo de perto, a agência pode dificultar a comunicação, já que ela pode estar do outro lado do país, além de não ter uma linha comunicativa o tempo todo como o marketing interno tem. 

Nem sempre é fácil encontrar alguém que compactue com o seu negócio

Se na sua equipe interna você pode moldar as ações de acordo com seus desejos, aqui nem sempre será fácil encontrar alguém que compactua totalmente com o seu negócio, existem agências que trabalham de uma forma diferente daquilo que deseja e mesmo com a personalização, ainda podem ocorrer atritos e divergências ideológicas.

Afinal, qual das opções é melhor?

Tanto o marketing interno quanto as agências possuem seus pontos positivos e negativos, e no final das contas, você quem deve saber o que é o melhor para a sua empresa, então verifique suas necessidades, tome como base tudo aquilo que falamos e veja o que é melhor para o seu negócio. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Espero que tenha gostado do artigo sobre Marketing Interno ou Agência de Marketing: Como escolher o melhor para sua empresa?
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Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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