Como melhorar a performance do seu aplicativo

Recursos úteis, interface diferenciada, conteúdo bacana: esses são bons motivos para baixar um aplicativo. No entanto, enquanto desenvolvedores e marcas, é importante também pensar na performance do seu aplicativo para que ele se torne mais qualificado e estratégico.

O desempenho pode não ser a primeira característica que vem à mente quando alguém baixa um aplicativo, mas certamente é uma das principais razões pelas quais desejam continuar a interagir ou desinstalar.

Um bom aplicativo proporciona uma ótima experiência para todos os usuários, independentemente do tipo de dispositivo que utilizam ou da qualidade de sua conexão com a internet.

Assim, como designer e desenvolvedor, a melhor maneira de alcançar e encantar seu público é testar e otimizar o desempenho do aplicativo em todas as condições possíveis.

Leia o material a seguir para entender a importância e as maneiras de melhorar o desempenho de apps.

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Por que a performance do aplicativo é importante?

A maioria dos usuários de aplicativos móveis opta por abandonar o aplicativo quando ele demora muito para carregar, visto que dificilmente atenderão a necessidade que o fez baixar a ferramenta.

O desempenho de um aplicativo pode, portanto, aumentar ou diminuir o sucesso da terceirização de limpeza nessa plataforma, pois está diretamente relacionado ao uso a longo prazo e à retenção de usuários. 

Essa situação não se trata apenas de desistir de um aplicativo com baixo desempenho: os usuários rapidamente recorrem a aplicativos concorrentes para resolver seus problemas.

Ou seja, o desempenho do aplicativo é muito importante para o sucesso e credibilidade de seu negócio.

Como melhorar o desempenho do aplicativo?

A otimização de aplicativos móveis requer o melhor desempenho possível do sistema e do dispositivo.

No entanto, para que isso seja feito com ainda mais qualidade, é preciso considerar mais do que a UX (experiência do usuário) do aplicativo, avaliando até o código-fonte. 

Afinal, o desempenho ideal do aplicativo depende do front-end e do back-end durante o desenvolvimento do aplicativo.

Para ajudá-lo a melhorar o desempenho de seu aplicativo móvel, aqui estão algumas dicas.

  1. Pense globalmente

Talvez você esteja criando seu aplicativo para determinados tipos de aparelhos e tecnologias de gerenciamento de riscos, por exemplo.

No entanto, ele estará disponível para usuários em diferentes mercados e as avaliações desse público podem afetar as classificações e a reputação do aplicativo. Isso pode influenciar os downloads e as métricas de engajamento do usuário.

Por isso, deve-se considerar que a descrição do app, com seus objetivos e público, deve estar muito clara para atrair o público certo e reduzir os riscos de avaliações ruins. 

Com isso, consegue-se atuar pontualmente nos feedbacks recebidos, pois serão voltados a necessidade da audiência.

Além disso, é preciso lembrar que tecnologias mais avançadas levam tempo para chegar em todo o mundo, inclusive em diferentes partes do Brasil, demandando atenção e bom direcionamento.

Por isso, certifique-se de que os usuários que possuem dispositivos mais antigos ou que ainda usam conexões mais lentas e instáveis ​​também possam aproveitar tudo o que a assessoria contábil tem a oferecer, conforme o público visado.

Mas não é por isso que você deve limitar a funcionalidade do aplicativo apenas para atender aos padrões de desempenho.

Os aplicativos de maior sucesso foram cuidadosamente projetados para fornecer serviços exclusivos, ricos e essenciais a todos os usuários.

  1. Teste no mundo real

À medida que você e sua equipe de desenvolvimento elaboram a funcionalidade do seu aplicativo, certifique-se de dedicar um tempo para testá-lo em condições do mundo real.

Primeiro, instale o aplicativo nos dispositivos mais simples disponíveis. Em seguida, interaja com ele como se fosse um usuário comum e observe quaisquer falhas, por menores que sejam.

Você também deve deixar o aplicativo aberto a um público específico por um tempo, pois ele pode ficar lento ao decorrer do funcionamento e de modo a identificar as melhorias mais rapidamente para o devido aperfeiçoamento.

Vá a algum lugar público e veja como funciona com diferentes conexões. Peça a outras pessoas para testar e dar feedback sobre desempenho e usabilidade.

Você pode até montar um pequeno laboratório de testes em um espaço e oferecer brindes personalizados, como canecas de café ou camisetas, em troca de avaliações de usuários, promovendo também uma campanha atrativa para esse momento.

  1. Esteja preparado para se comprometer

O desempenho de um aplicativo móvel é algo que muitos não costumam considerar muito até que algo dê errado.

No entanto, é algo que demanda muita atenção. Afinal, as pessoas não ficam felizes quando os aplicativos não carregam, demoram para poder usar, não fornecem as informações desejadas/prometidas ou consomem muita bateria.

Assim, para que seu aplicativo funcione de forma adequada e com mais facilidade, você precisa projetá-lo com cuidado - e talvez precise abrir mão de algumas funcionalidades para beneficiar outras. Lembre-se apenas de não perder o objetivo central da ferramenta.

Pode ser que seja necessário eliminar alguns recursos do layout para que o app rode melhor em aparelhos com menos capacidade de processamento, por exemplo.

Tudo depende das peculiaridades do público a quem o app é dirigido. 

Esse redimensionamento de prioridades é uma constante em vários ramos profissionais, seja de tecnologia ou de administração de condomínios.

  1. Teste o desempenho da rede

Quando se trata de aplicativos móveis, como mencionado anteriormente, é fundamental garantir o pleno funcionamento da ferramenta nos mais diversos aparelhos.

Nesse sentido, um dos principais pontos de atenção é avaliar  o desempenho em relação às diferentes tecnologias de rede, ou seja, se há mudança de desempenho em recursos como Wi-Fi, 3G, 4G e 5G - e se é do interesse do negócio atender todas as escalas.

Os desenvolvedores precisam garantir que os apps de logística internacional funcionem em várias redes antes que surjam problemas que possam arruinar a experiência com o aplicativo.

  1. Consumo de bateria e memória

Memória e vida útil da bateria são aspectos muito importantes para usuários móveis, afinal, tais características garantem o pleno funcionamento do dispositivo e do próprio aplicativo a longo prazo, permitindo novas funcionalidades.

Usar o aplicativo continuamente pode esgotar a bateria rapidamente. Pensando nisso, é pertinente avaliar em quais momentos ou se bateria é desnecessariamente consumida durante a fase de desenvolvimento, reduzindo esse impacto.

Você também pode sugerir que os usuários desativem recursos como GPS e Bluetooth quando não estiverem em uso, o que economizará bateria e tornará seu aplicativo mais fácil.

Esse cuidado é muito importante, não só para a qualidade da ferramenta, mas porque demonstra ao usuário que o negócio se preocupa com os consumidores. Por isso, lembre-se que quanto menor o consumo de um aplicativo, melhor a experiência do usuário.

Como monitorar o desempenho do aplicativo?

Com o crescimento do uso de aplicativos, novos softwares de análise de desempenho também estão surgindo. Afinal, ferramentas para medir o desempenho de apps são cada vez mais necessárias para qualificar as campanhas.

Com essa evolução, a necessidade de aprimorar e coletar dados específicos sobre o uso e o público também tornou-se cada vez mais importante.

Google Mobile App Analytics

Esta é provavelmente a ferramenta mais popular para rastrear o desempenho de apps. 

Aplicativo do Google, o Analytics funciona como uma ferramenta para coletar informações e otimizar a experiência do usuário.

Com esta ferramenta de desempenho do aplicativo você pode observar informações sobre a localização, número e porcentagem de pessoas que visitam seu aplicativo. 

Além disso, ainda é possível medir:

  • Duração da sessão;
  • Número de usuários;
  • Localização;
  • Tipos de dispositivos.

Se você nunca trabalhou com esta ferramenta e está tendo problemas, não há problema. O próprio Google oferece uma ampla variedade de cursos gratuitos que ajudam no aprendizado.

Clevertap

Se você está procurando uma ferramenta para medir o desempenho do seu aplicativo usando mecanismos de segmentação, esta deve ser sua escolha.

Com o Clevertap você pode ver quantas pessoas estão usando seu aplicativo em tempo real.

Por meio da plataforma também também é possível enviar notificações push. Ou seja, avisos temporários destinados a chamar a atenção do usuário para o aplicativo.

DevMate

DevMate é uma plataforma de entrega e gerenciamento de aplicativos. Ele mostra estatísticas variadas, desde métricas de marketing a taxas de conversão da assessoria contabilidade.

Os relatórios de atribuição mostram quais campanhas de marketing estão gerando mais tráfego, downloads e vendas.

Você também pode usar o recurso de distribuição da ferramenta para monitorar o desempenho de diferentes versões do aplicativo.

Essas informações coletadas em campanhas de marketing podem ser reutilizadas em publicações patrocinadas utilizando a rede social do seu aplicativo.

Este tipo de logística evita custos de publicidade desnecessários e visa até mesmo os usuários mais qualificados de forma mais decisiva. Esta ferramenta pode ser usada para até 5 aplicativos gratuitamente e integrados.

Fabric

O principal diferencial em relação aos demais é a capacidade de medir informações em tempo real.

Para aqueles que desejam medir o desempenho de seu aplicativo, o Fabric deve ser usado para comparar estabilidade, distribuição, receita e identidade.

Assim, com determinados sistemas de monitoramento e testes regulares, é possível identificar possíveis erros na aplicação e até indicar qual linha de código é responsável pelo erro.

Com esta plataforma, você tem acesso limitado a análise em tempo real e relatórios de falhas, alertas sobre problemas que podem afetar o desempenho e localização em tempo real de usuários ativos.

Ainda é possível enviar conteúdo diretamente para os usuários da auditoria contábil e selecionar quais métricas você deseja avaliar separadamente.

Consequentemente, após definir as ferramentas mais adequadas para a necessidade da empresa, é possível acompanhar a performance e uso do aplicativo, aprimorando-o continuamente e garantindo o sucesso do negócio.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como melhorar a performance do seu aplicativo
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Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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