Como melhorar a qualificação de leads?

Entender sobre a qualificação de leads é essencial para qualquer tipo de negócio, porque toda marca lida com leads diariamente, e perdê-los pode ser sinônimo da perda de clientes e, consequentemente, vendas e faturamento.

Isso prova como cuidar bem dos leads de um negócio é extremamente importante para garantir que eles tenham uma boa experiência com a sua marca e consumam justamente de você e não do seu concorrente.

Vivemos em uma geração e em um mercado onde as empresas estão preocupadas apenas em vender mais e mais e acabam deixando de lado o que pode ser uma das partes mais importantes desse processo, o relacionamento com o cliente.

Uma pessoa que procura por um fornecedor de janelas de alumínio deseja muito mais do que apenas uma empresa que lhe venda um produto ou serviço, ela deseja encontrar valor e boas intenções por trás daquilo.

Sendo assim, é essencial que você entenda o que são os leads e, principalmente, leads qualificados, pois eles são perfis decisivos de compra e precisam de toda a atenção e cuidado para escolher a sua marca.

Poucos sabem toda a jornada que acompanha uma pessoa desde o momento em que ela conhece uma marca até a decisão de compra, e um desses estágios no meio do caminho é justamente a que a enquadra dentro da posição de lead.

Por isso, hoje você irá conhecer o que são os leads e os leads qualificados, assim como a importância deles para o seu negócio e como melhorar a qualificação deles dentro do seu negócio, um ponto essencial para aumentar os seus resultados.

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Leads e leads qualificados: entenda o que são

Seja o seu negócio uma fábrica de porta de pvc ou uma clínica de estética, todos eles possuem ou possuirão leads, e é importante entender bem o que eles são para que você saiba quais passos tomar para não perdê-los de vista.

Entretanto, os leads em si trazem um conceito e os leads qualificados, outro. Você irá conhecer a fundo sobre eles para saber identificar cada perfil na sua marca e como agir com cada um deles da maneira correta.

Leads

Os leads podem ser entendidos como potenciais clientes, ou seja, são pessoas que demonstraram e demonstram algum tipo de interesse na sua marca, no seu produto ou no seu serviço, tendo grande chance de comprá-lo de você.

Os leads são aqueles que estão em uma espécie de área cinzenta, ou seja, eles conhecem um pouco da sua marca e do que você oferece, mas ainda não possuem certeza se irão realmente consumir de você.

E esse é um momento muito delicado, porque independentemente de qual seja o seu negócio, desde uma empresa de tratamento de piso até mesmo uma escola de inglês, você sempre irá contar com concorrentes diretos no mercado.

Por isso, se você não saber identificar esse lead e o qualificar, o mesmo pode partir para o concorrente e acabar consumindo dele, o que faz com que você perca o que podia ser um cliente fiel da sua marca.

Os leads são caracterizados a partir de ações que eles tomam perante a sua marca e que demonstram algum tipo de interesse no seu produto ou serviço, e são métricas facilmente notáveis por você e sua equipe, como:

  • Acesso ao site de vendas;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Assinatura de uma newsletter;
  • Preenchimento de um formulário;
  • Solicitação de contato;
  • Mensagens e ligações. 

Simples ações como essas já fazem a pessoa sair do estágio de um simples admirador e consumidor de conteúdo a sua marca para a posição de lead, ou seja, um possível cliente que precisa de qualificação para consumir de vez da sua empresa.

Leads qualificados

Partindo para o conceito de leads qualificados, eles podem ser entendidos como os leads que recebem educação da marca, seja uma rede de fornecedor de cimento branco ou qualquer outro negócio no mercado.

Você sabia que os clientes e leads de uma marca precisam de educação? Isso mesmo, mas não estamos falando daquela educação que aprendemos em casa com a família, mas da educação de mercado e principalmente a que envolve os segmentos da sua marca.

Quando uma marca identifica um lead tradicional, como o que apresentamos acima, ela precisa se preocupar com a qualificação dele para realmente convencê-lo da qualidade do produto ou serviço oferecido.

Por isso o lead qualificado pode ser entendido como aquela pessoa que possui mais conhecimento sobre a sua marca e o que você oferece, é aquele lead que já conhece o seu diferencial no mercado e possui uma melhor ideia sobre a sua empresa.

Esse passo é extremamente importante, pois quando você qualificar um lead, você mostra a ele o que a sua marca tem de diferente no mercado e ainda o deixa ciente das coisas que envolvem o seu segmento, trazendo novidade para essa pessoa.

Um lead que procura por uma empresa de manutenção elétrica predial só se torna um lead qualificado quando recebe a devida educação e qualificação que precisa ser fornecida pela empresa através de seus canais de comunicação.

E se engana quem pensa que esse é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, qualificar o seu lead é um processo simples e prático desde que você conheça bem o perfil dele, os melhores canais de comunicação e saiba como ajudá-lo.

3 dicas para melhorar a sua qualificação de leads

Qualificar os leads está diretamente ligado ao processo de educação do público, trazendo a eles conteúdos valiosos e informações que façam a diferença na vida deles e os leve de vez a ação de compra. Por isso, confira abaixo algumas dicas para melhorar esse processo.

  1. Produza conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo é uma das melhores estratégias quando o objetivo de uma empresa é qualificar o seu público, pois essa estratégia foca justamente na entrega acessível e gratuita de informações que eduquem as pessoas sobre o mercado.

Por exemplo, uma empresa de conserto de piso de madeira SP pode produzir conteúdos nas redes sociais ou até mesmo em um blog dando dicas dos melhores pisos de madeira da cidade ou dos cuidados necessários com esse produtos.

Simples informações como essas podem cativar ainda mais pessoas e qualificar os leads, que verão a sua marca como uma referência no mercado e confiarão em sua qualidade a ponto de consumirem justamente de você.

  1. Entenda as dores e desejos do público

Antes de qualquer coisa é preciso entender que por de trás do status de leads existem pessoas assim como eu e você, que possuem sonhos, desejos, dores, sentimentos, pensamentos, sensações e necessidades.

Por isso, entender tudo isso sobre o seu lead pode ser um divisor de água para qualificá-lo da maneira correta, ajudando no que for preciso e comprovando que a sua marca pode entregar o que ele deseja ou precisa naquele momento.

Quando uma empresa de serviço de pintura de fachadas entende essas questões, torna-se ainda mais simples saber como educar o seu lead de maneira personalizada, trazendo conteúdos que realmente toquem em pontos sensíveis deles.

  1. Mantenha contato com eles

Por fim, mas não menos importante, é necessário manter o contato com esses leads, afinal de contas, nada melhor do que a comunicação e a criação de um bom relacionamento para comprovar a qualidade e construir confiança entre ambas as partes.

Hoje você conta com diversos tipos de canais de comunicação para tal ação, desde o telefone até mesmo o e-mail, correspondência, WhatsApp, mensagens de texto ou qualquer outra plataforma de comunicação para tal.

Manter esse contato direto e contínuo com o lead ajuda a sua empresa a entender mais sobre o perfil dele, além de mostrar para ele que a sua marca se preocupa em saber como ele se sente, o que gera mais confiança e intimidade entre ambas as artes.

Seja uma fábrica de máquinas empacotadoras ou qualquer outro tipo de negócio, todos já fomos e lidaremos com leads em algum momento da vida, e é preciso saber identificá-los e qualificá-los para não perdê-los de vez.

Conquistar leads está longe de ser uma tarefa fácil, assim como qualificá-los, mas quando se sabe realiza o processo da maneira correta, eles se tornam aliados da sua marca e fiéis clientes que não te deixarão tão facilmente.

Com as dicas que demos acima, já é mais do que possível começar a identificar e qualificar os seus leads de maneira simples, sem que seja necessário ser um grande expert de marketing digital para isso.

Dessa maneira você consegue construir uma marca humanizada e profissional no mercado, que entende o perfil dos seus clientes e se preocupa em oferecer a melhor experiência possível para cada um deles, aumentando seus resultados e boa reputação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Como melhorar a qualificação de leads?
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Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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