Entenda mais sobre o marketing de guerrilha
Diante de inovações e empresas buscando se destacar o tempo todo, ser criativo e ir na contramão de padrões é o caminho para ter sucesso. Com isso o marketing de guerrilha segue justamente nessa trilha garantindo um destaque único através da sua utilização.
É algo praticamente sensitivo e parte da nossa história ter esse desejo e necessidade de se reinventar através de cada momento e situação, despertando sempre esse nosso lado criativo e totalmente inovador.
Dessa forma, não seria diferente ao pensarmos na divulgação e propagação de produtos e serviços, assim se tem constantemente essa necessidade de inovar e sempre buscar formas de se diferenciar dos demais.
Por isso, através de toda a história e dessas características destacadas, de fato o meio digital é um dos que mais permitem essa inovação, oferecendo o espaço perfeito para criar novas formas e fugir de padrões.
Através disso, o marketing de guerrilha tem tomado proporções cada vez mais consideráveis, sendo algo fundamental desde uma empresa de projeto de ar condicionado aos mais diversos meios.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre esse recurso, e não se preocupe se você nunca ouviu falar nele. Hoje iremos evidenciar sua significação, suas vantagens e principalmente como as empresas podem implantar essa ferramenta em seu dia a dia.
O que é o marketing de guerrilha?
Para entender o conceito e funcionamento do marketing de guerrilha, vamos iniciar com o porquê desta ferramenta ter esse nome, deixando claro sua significação e origem. Vamos lá!
O marketing de guerrilha ganhou esse título com o seu surgimento realizado pelo publicitário americano Jay Conrad em meados dos anos 1970, ganhando esse nome devido à guerra do Vietnã que era realizada na época.
Você está se perguntando por que desse nome? Simples, os vietnamitas nessa guerra, mesmo com um poder de fogo mais limitado, superaram seus adversários através de táticas de guerrilha e tiveram esse êxito.
Com isso, o marketing de guerrilha também segue nessa trilha, onde as empresas, mesmo com um investimento mais baixo, através dessa ferramenta conseguem se destacar e impactar o público.
Dessa forma, o marketing de guerrilha se caracteriza por ser uma estratégia focada na publicidade, despertando esse lado criativo e até mesmo utilizando formas mais agressivas de divulgação.
Assim, através dessas características o marketing de guerrilha se mostra a ferramenta perfeita, por exemplo, para uma empresa de capachos que pretende se destacar e propagar seus serviços.
Por isso, ao buscar ter um impacto no público e fazer com que seus conteúdos sejam constantemente notados através da divulgação, o marketing de guerrilha é primordial e totalmente eficaz nessa busca, garantindo recursos únicos em sua utilização.
Vantagens do marketing de guerrilha
Ao estar por dentro do conceito e entender que o marketing de guerrilha pode ser um dos fatores-chave desde empresas de modernização de elevadores a uma de materiais esportivos, se tem cada vez mais motivos para estabelecer esse recurso em sua empresa.
Pensando nisso, para que você que você se jogue de cabeça e veja sua empresa ter um impacto e chamar a atenção do público através de cada ação, destacamos em tópicos as principais vantagens do marketing de guerrilha. Confira!
- Tem baixo custo e um alto alcance;
- É excelente para maximizar a comunicação de uma marca;
- Rápida implementação;
- Dão vida aos anúncios e cada conteúdo divulgado;
- Permite que se quebre os estereótipos ao fugir do padrão;
- Tem maior possibilidade de criação;
- Interação totalmente única com os seus consumidores.
Com isso, fica claro o quanto o marketing de guerrilha tende a afetar positivamente toda a sua empresa, gerando recursos únicos e fazendo com que de fato sua empresa caminhe rumo a um destaque e sucesso no mercado.
Dessa forma, os motivos para realizar a implantação são totalmente consideráveis, gerando essa relevância e sempre ficando na mente do público devido a seus elementos e cada característica.
Por exemplo, ao utilizar o marketing comum através dos seus anúncios e ter tantas informações no meio digital, é bem provável que os conteúdos divulgados não tenham tanta relevância e que o público sequer perceba as suas características.
Entretanto, no marketing de guerrilha ao despertar esses elementos chamativos e marcantes fica praticamente impossível passar despercebido, gerando um destaque e se firmando na mente do público.
Assim, desde a divulgação de uma consultoria contra incêndio a qual for conteúdo, o marketing de guerrilha é perfeito para gerar esse destaque e fazer com que o público sempre considere e tenha atenção ao que está sendo dito.
Logo, através desses pontos destacados, o texto nos conduz justamente ao ponto final, evidenciando como as empresas podem implementar ações nessa área e se ver diante desse cenário de crescimento e evolução.
Ações para implementar o marketing de guerrilha
Ao acompanhar as informações e entender o quanto o marketing de guerrilha, ao ser trabalhado da forma certa, é primordial em sua empresa, de fato praticamente tudo se volta a ações para implementá-lo e se ver diante de um sucesso através de cada conteúdo.
Entretanto, é importante ter em mente que essa ferramenta pode ser um dos elementos-chave, como também pode ser um dos empecilhos para o crescimento. Com isso, ter atenção e trabalhar de uma forma positiva é essencial e o segredo para o sucesso.
Pensando nisso, para fazer com que as ações da sua empresa sejam assertivas, preparamos algumas dicas e pontos de atenção a serem considerados ao implementar e utilizar essa ferramenta em sua empresa. Vamos lá!
1 – Conheça seus clientes
Um dos primeiros passos é justamente conhecer seus clientes e saber com quem se está falando através de cada campanha e interação, assim se estabelece essa assertividade e cada vez mais exatidão em cada campanha e conteúdo.
Com isso, através da persona é importante considerar, por exemplo, desde o gosto do público por um distribuidor de equipamentos de proteção individual ao tempo que essa pessoa passa em suas redes sociais, assim a empresa sabe os pontos a serem focados.
Além disso, de nada adianta realizar uma campanha e anúncios incríveis e transmitir o conteúdo para o público errado, assim seu conteúdo será só mais um diante da falta de conhecimento e interesse. Tenha atenção e realize um estudo do público a cada momento.
2 – Não desconsidere as suas origens
Não tenha em mente que o marketing de guerrilha segue uma fórmula mágica para o sucesso, entregando um padrão e comportamento que sua empresa tenha que seguir para ter êxito.
De fato mantenha suas origens e realize a utilização dessa ferramenta através de características que fazem parte da empresa, assim de fato se desperta essa naturalidade e algo espontâneo através de cada conteúdo.
Por exemplo, se um fabricante de chuveiro lava olhos sempre se mostrou como uma empresa provocativa, de fato explore essa característica e realize a utilização do marketing de guerrilha justamente através desse ponto.
3 – Considere as parcerias
As parcerias fazem com que se tenha um fortalecimento das divulgações, sendo mais um canal para realizar a propagação e gerar um ponto de aproximação e contato com o público.
Por isso, considere desde uma parceria com uma infraestrutura de instalações elétricas a seja qual for a empresa, enxergando as possibilidades e sempre tendo esse olhar amplo através de cada parceria a ser realizada.
Entretanto, é importante ter atenção nessas parcerias, alinhando sua empresa a negócios confiáveis e que tendem a passar uma boa imagem nessa aproximação e contato.
4 – Seja original
Ser original é o caminho para o destaque e impacto. Já se tornou totalmente saturado as empresas que seguem a mesma linha nos anúncios, não demonstrando características originais e únicas.
Assim, é primordial que, ao realizar a criação dos anúncios e utilizar do marketing de guerrilha, se evidencie uma originalidade, despertando elementos únicos e as marcas da sua empresa através de cada característica.
Como em uma elaboração de projetos instalações elétricas, é importante ser original e demonstrar sua marca. Nesse meio, ser original é o caminho para uma diferenciação e destaque.
5 – Cuidado com as emoções a serem despertadas
Um dos principais objetivos e elementos do marketing de guerrilha é despertar emoções e sentimentos no público, entretanto é importante ter cuidado e sempre explorar emoções que façam sentido e dê um retorno positivo.
Nesse momento, é importante que as empresas nunca busquem o extremo, assim sempre explorando algo leve e descontraído, gerando esse impacto mas sem ter que correr riscos nesse processo.
6 - Realize um monitoramento
Avaliar e monitorar os resultados é algo primordial, entendendo o impacto que as estratégias estão causando e principalmente realizando os reparos assertivos para que o conteúdo esteja sempre em destaque.
Por isso, monitorar é algo que permite uma consciência e faz com que se tenha ideia do que está dando certo e o que precisa ser corrigido, assim fazendo com que a empresa demonstre sua eficiência e constante evolução.
Com isso, ao ter ideia dessas ações e ter esse conhecimento em mente, chegou a hora de colocar em prática e começar a utilizar o marketing de guerrilha, buscando um destaque e diferenciar sua empresa através de cada momento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Espero que tenha gostado do artigo sobre Entenda mais sobre o marketing de guerrilha
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Marketing separados exclusivamente para você
Deixe um comentário
Separamos especialmente para você