Marketing de performance: saiba como aplicar

Ao adotar qualquer tipo de estratégia comercial, uma empresa costuma estar em busca dos melhores resultados a serem alcançados. Isso independentemente de qual seja o setor de atuação de um negócio, existindo uma procura geral ao marketing de performance.

Uma estratégia voltada justamente a obter uma melhor performance no mercado, aumentando não só o seu número de vendas, mas também qualquer tipo de índice que possa apresentar algum tipo de valor positivo para uma companhia, como seu público.

No entanto, de pouco adianta uma empresa conseguir que os seus anúncios atinjam uma parcela grande da população se pouca parte desse grupo de fato se torna cliente do seu negócio, ou seja, a performance de uma companhia depende de conceitos complexos.

O mesmo tipo de profundidade que um distribuidor de roçadeira deve adotar acerca de suas ações no mercado, observando as expectativas do seu público-alvo, a disposição e materiais necessários para a sua produção, além da própria situação do seu mercado.

Tratando-se de um dispositivo que pode encontrar um maior número de vendas em uma região de maior contato com campos esverdeados, já que se trata de um equipamento voltado justamente a manter um melhor controle sobre a grama que ali cresce.

Ou seja, não se trata de um produto que teria uma boa performance de vendas em país de baixa temperatura, principalmente no inverno, quando esse campo verde é ofuscado por uma extensa camada de neve que acaba sendo depositada em cima de tal região.

E isso é apenas um entre os mais variados exemplos que podem ser citados quando se fala do contexto a ser analisado por um negócio, de forma a permitir com que ele alcance uma performance especial.

Como é o caso de uma empresa de restauração de fachadas, cujo resultado está diretamente associado à procura por esse tipo de serviço, a relação estabelecida por tal tipo de companhia com o seu público, além de outras questões a serem consideradas.

Quando se trata sobre o processo de gestão dentro do cenário, um conjunto amplo de dados e informações precisam ser observados para que uma companhia consiga ter um sucesso em especial dentro da sua área.

O que acaba por destacar a importância de uma estratégia de marketing que trabalha justamente com esse tipo de contexto.

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As características do marketing de performance

A função do principal do marketing é garantir com que uma empresa obtenha uma melhor performance em seus negócios a partir do tipo de ação a ser adotada. Tudo através de práticas que estão voltadas a cada tipo específico de mercado a ser encontrado.

Dentro das variadas estratégias de marketing possíveis de serem encontradas, uma acaba por receber uma atenção especial, que é o marketing de performance, uma ação que possui um foco mais particular se comparado com as outras táticas disponíveis no mercado.

Mas se toda estratégia comercial está voltada à procura de uma melhor performance, ao que acaba se referindo essa tática em particular? Bem, a resposta está literalmente nos detalhes, sendo o tipo de questão a ser analisada para que o negócio possa crescer.

Ainda mais no atual cenário digital, no qual uma empresa de instalação elétrica industrial pode amplificar os seus resultados de acordo com as expectativas do seu público, além de outras informações que podem ser analisadas com o auxílio das ferramentas virtuais.

Até porque o público cada vez mais se comporta como um livro aberto dentro da internet, expondo de forma clara as suas opiniões nas redes sociais em que frequenta, assim como suas expectativas acerca de um produto ou serviço em particular disponível.

Um cenário que acaba atingindo também mercados mais segmentados, como é o caso do setor industrial, tornando possível definir melhores ações para o seu mercado tendo como auxílio o tipo de informação capaz de ser encontrada dentro do cenário digital.

E é com essa especificação que o marketing de performance trabalha. Um conceito que pode ser citado no mercado também através de sua denominação em inglês, performance-based advertising, ou seja, uma publicidade baseada no desempenho.

Uma designação que inclusive conta uma explicação de mais prática, tratando-se então de um sistema de anúncios otimizado a ser adotado por uma companhia em particular, como empresa de aterramento elétrico, por exemplo.

Negócio que pode aumentar a sua performance comercial de acordo com a recepção dos seus produtos e serviços, como algo capaz de ser medido através não só das suas vendas, mas também pela reação do seu público em cima dos seus anúncios compartilhados.

E para ser ter esse sucesso específico dentro de um sistema de anúncios, existem alguns parâmetros específicos que devem ser considerados para sua análise como acontece com o CPC, CPA e CPL, sendo importante conhecer a função de cada um deles.

CPC

A métrica de Custo por Clique trabalha especificamente com a questão da visibilidade de um anúncio, sendo um índice de medição comercial que opera com o custo a ser financiado por uma empresa para que os anúncios possuam um tráfego esperado.

Índice que é definido a partir do número de clique de um anúncio de serviços elétricos recebido após ser direcionado a um usuário que pesquise por algo similar, como o contato de uma empresa de montagem de painéis elétricos SP.

CPA

Já o Custo por Aquisição trabalha com um índice um pouco mais direto, estando associado ao custo que uma companhia terá para contar com algum tipo de conversão por ela definido, com seus anúncios sendo pagos somente após a ocorrência dessa conversão.

O que pode ser desde o fechamento de uma compra em um site de vendas, até mesmo a objetivos mais amplos, como o preenchimento de um formulário ou a visualização completa de algum tipo de conteúdo disponibilizado por uma empresa em seu endereço virtual.

CPL

O Custo por Lead costuma agir de maneira mais ampla, estando associado ao investimento necessário para que um empreendimento conquiste a atenção de um usuário que pode se destacar com um possível cliente para os seus negócios, ou seja, um lead.

Uma análise que precisa ser feita por uma empresa de raspagem de pisos de madeira que esteja em busca de ampliar o seu número de clientes, sendo preciso antes expandir o seu alcance para novas audiências, de forma a trabalhar com sua conversão esperada.

No geral tratam-se de métricas digitais capazes de levar um negócio ao acesso de diferentes vantagens estratégicas, entre elas:

  • Análise em tempo real;
  • Resultados otimizados;
  • Possibilidade de mudança de estratégia;
  • Custo direcionado a melhores resultados.

Características que acabam por explicar a importância do marketing de performance para o mercado atual, no qual o uso de certos conceitos associados ao cenário digital permite com que um negócio consiga amplificar o seu desempenho com base em suas ações na rede.

E para se ter acesso a tal cenário positivo é preciso saber como trabalhar com tal aplicação de marketing.

Adotando efetivamente o marketing de performance

Para que um serviço de manutenção de piscinas amplie seus resultados, tendo como base a pesquisa a ser feita por esse serviço na internet, é preciso que o negócio responsável por tal ofício saiba como gerenciar suas atividades na rede.

Algo que passa pela atenção a ser tida com conceitos específicos, como:

Objetivo e público

Além de um público específico, é comum que cada mercado atue com um certo objetivo em mente, como atingir um número de pessoas em um período determinado. Tanto o seu propósito como sua audiência desejada precisam ser definidos de forma eficaz.

Tudo para saber como melhor direcionar os seus anúncios na internet para assim garantir com que eles cheguem até o seu o campo almejado.

Canais de comunicação

Estabelecer previamente o seu público é útil também para definir quais são os canais mais adequados de serem adotados, tendo como base a preferência do seu público por navegar em uma rede social em particular, por exemplo.

Da mesma forma com que certos negócios podem ter uma melhor performance ao trabalharem com canais mais amplos, como a televisão por exemplo.

Orçamento disponível

Seja qual for os canais para se trabalhar, o volume de anúncios dependerá muito do seu orçamento disponível para tal aplicação, sendo necessário observar com atenção essa questão para não apostar em estratégias que estejam acima da sua realidade.

Análises constantes

Por fim, é importante dizer que a performance digital não ocorre de forma única, é preciso estabelecer um número constante de aplicações para garantir um desempenho a longo prazo ao seu negócio.

Junto a isso é preciso também analisar constantemente a sua performance alcançada, como a relação entre quem pesquisa nos buscadores por “instalação de rede de incêndio” e quem de fato contrata esse tipo de serviço.

De forma então a definir uma estratégia otimizada, focada em ampliar seus resultados positivos e corrigir qualquer tipo de ação com uma performance abaixo do esperado.

Questões que podem ser facilmente trabalhadas a partir do cenário digital, sendo pontos a serem considerados por uma estratégia de marketing de performance, que pode ser essencial justamente para que o seu negócio alcance uma performance desejável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Marketing de performance: saiba como aplicar
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Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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