Você sabe o que é Cross Channel?

Vivemos em uma era digital e isso é inegável. O cliente está sendo colocado no centro de todas as operações de uma empresa e suas vontades precisam ser atendidas para uma melhor interação entre marca e consumidor. Por isso, a estratégia Cross Channel tem sido cada vez mais requisitada.

A comunicação em monocanal já fez sucesso em outras épocas, mas, atualmente, o consumidor deseja realizar interações com o e-commerce por mídias diferentes, sejam elas pelo computador ou pelo celular. Neste artigo você vai entender o porquê dessa estratégia ser tão eficiente.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Cross Channel: o que é?

Cross Channel, em sua tradução literal, significa um cruzamento entre os canais de comunicação. De maneira prática, essa estratégia tem como principal objetivo realizar uma abordagem de marketing 360 graus, capaz de atingir e promover interações entre os consumidores em vários canais.

Essa comunicação estabelecida não é isolada, de maneira alguma. Mesmo que as mensagens criadas sejam diferentes e específicas para cada um dos canais, é possível observar uma uniformidade dentre todas elas.

Diferenças entre Cross Channel e Multichannel

É comum confundir os dois conceitos, mas é melhor deixar claro que cross-channel e multi-channel são estratégias diferentes. Multicanal simplesmente inclui oferecer uma variedade de maneiras de vender e se comunicar com as marcas. No entanto, não há integração entre os canais. Tudo funciona de forma independente.

Uma pesquisa realizada pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) descobriu que as empresas que executam campanhas em vários canais podem aumentar a intenção de compra em até 90%. Além disso, o reconhecimento da marca aumentou 68%.

De fato, as campanhas multicanal têm seu valor. No entanto, cross-channel é uma evolução dessa definição. Afinal, além de utilizar múltiplos canais para aumentar o alcance das ações, o cross-border também pode permitir que eles se promovam e melhorem a experiência do cliente.

Diferenças entre Cross Channel e Omnichannel

Omnichannel é a integração total dos canais online e offline. Por exemplo, um cliente pode iniciar um serviço por telefone e encerrá-lo por e-mail sem alterar o canal, resultando na perda de informações ou em um novo começo. Além disso, o consumidor pode verificar a disponibilidade de estoque pelo aplicativo na vitrine de uma loja física, como um produto, sem precisar recorrer a um vendedor.

Após confirmar que a loja tem o item desejado, o cliente entra, pede um teste, finaliza a compra com o vendedor, mas paga pelo app e pede que o item seja entregue na porta. Isso só é possível porque os canais são integrados e conversam entre si.

Parte dessa jornada existe nos canais como consultas de inventário. No entanto, não é viável converter de forma tão natural e rápida entre todos os canais. Assim, enquanto cross-channel é sobre complementaridade, a palavra de ordem para omni-channel é interconectividade e simultaneidade.

Vantagens de Cross Channel

Sem dúvida alguma, o Cross Channel traz uma série de vantagens para os consumidores e, também, para as empresas. Ao disponibilizar uma gama maior de comunicação, o cliente se sente satisfeito e pode ser atendido de maneira prática a qualquer momento e em qualquer lugar que estiver.

Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios observados após a adoção dessa estratégia.

Maior número de conversões

De acordo com uma pesquisa realizada pela Salesforce, os clientes podem passar por até oito pontos de contato antes de fazer uma compra. Portanto, apenas anúncios na TV não podem mais ser convertidos.

Hoje, os consumidores encontram empresas por meio de buscas no Google, visitam sites, navegam em seus telefones enquanto assistem TV, leem postagens em blogs, experimentam produtos em lojas físicas, pesquisam a reputação de uma empresa nas redes sociais e até comparam com concorrentes.

Uma estratégia Cross Channel oferece às empresas visibilidade online e offline e incentiva os consumidores a percorrer vários canais até decidirem comprar. Além disso, a estratégia leva em consideração as preferências das pessoas e as mantém engajadas por meio de seus canais favoritos. Tudo isso aumenta o potencial de engajamento e conversão da campanha.

Coleta de dados relevantes dos clientes

Uma melhor compreensão do comportamento do público é uma das maiores vantagens do cross-channel. A partir do momento em que um cliente interage com uma marca em diferentes canais, ele fornece dados ricos sobre preferências, hábitos, desejos e necessidades de consumo.

Portanto, a estratégia pode capturar, armazenar e fazer referência cruzada de informações para gerar insights valiosos para o negócio.

Percepção da marca melhorada

Uma estratégia cross-channel cria uma comunicação consistente em todos os canais com o mesmo tom e linguagem visual. Desta forma, não haverá desencontros e desentendimentos de informações entre os diversos meios de contato.

Imagine se você recebesse um cupom de desconto por e-mail, fosse a uma loja física e conhecesse um vendedor que não tinha ideia do que estava acontecendo na própria empresa. Ao usar o Cross Channel como estratégia, a transição entre canais será mais limpa e com mensagens uniformizadas.

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