Conheça o visual merchandising e sua utilidade

Ao ter uma loja física ou trabalhar nesse ambiente, em algum momento você já se pegou perguntando o que faltava para essa loja ter mais consumidores e clientes. Essa pergunta e dúvida estão totalmente relacionadas com o visual merchandising.

O visual merchandising através da sua aplicação tem essas estratégias e recursos que fazem com que os consumidores tenham uma experiência única ao entrar em contato com a sua empresa.

Dessa forma, uma fabrica de produtos veganos, ao utilizar do visual merchandising através desse chamativo e das experiências proporcionadas, fideliza os clientes e cada vez se tem essa relação de confiança e troca entre ambos.

Afinal, diante de um mercado onde a concorrência está estabelecida praticamente o tempo todo, estratégias como o visual merchandising têm um impacto e uma utilização única e totalmente primordial.

Com isso, as marcas e empresas têm visto a importância desse método e têm aderido aos seus recursos e a essas estratégias totalmente eficazes e fundamentais.

Clique e saiba mais +

O que é o visual merchandising?

O visual merchandising tem como sua principal característica e significação elementos visuais, que proporcionam essas sensações agradáveis que ganham a atenção e tendem a ser fatores determinantes ao se tratar do contato e da relação estabelecida.

Dessa forma, ao utilizar desse recurso, as lojas e empresas tendem a levar em consideração a sua arquitetura, distribuição dos produtos e uma série de fatores que farão com esse ambiente se torne agradável e suscetível ao consumo e confiança.

Por exemplo, uma empresa de alimentos saudáveis, ao utilizar dessas técnicas e gerar esses fatores através da organização dos produtos, os estabelecendo por cores e sequências, cada vez mais se preserva essas sensações positivas e se tem esse bem-estar visual.

Assim, ao gerar essa apresentação positiva, o público se sente sempre motivado a consumir, enxergando a beleza dos produtos e cada vez mais agregando valor à sua marca e empresa.

Como uma famosa frase diz, “a primeira impressão é tudo”. Com isso, ao despertar esse primeiro momento de forma positiva, se tem a atenção do público e elementos que serão decisivos diante do consumo e de uma escolha ao se tratar de seus concorrentes.

Dessa forma, o visual merchandising é um elemento primordial desde uma empresa de terceirização recepção aos meios mais distintos, gerando esses fatores e despertando o melhor através de cada momento.

Pensando nisso, o texto nos direciona justamente ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando as vantagens do visual merchandising e fazendo com que se tenha ainda mais motivos para a sua implantação.

Vantagens do visual merchandising

Como foi visto, o visual merchandising é capaz de despertar elementos primordiais e fazer com que isso se torne um dos principais recursos e forças das empresas e lojas físicas.

Um exemplo claro disso são os aplicativos de serviço de entrega de encomendas, onde se foi trabalhado essas questões visuais, tornando o aplicativo um referencial ao se tratar de agilidade e desse ramo alimentício.

Com isso, para se ter ainda mais ideia da amplitude desse recurso, destacamos em tópicos as principais vantagens do visual merchandising, fazendo com que se entenda e tenha ainda mais noção da sua utilidade. Vamos lá!

  • Satisfação do cliente;
  • Fortalecimento da imagem da marca;
  • Reconhecimento da empresa;
  • Identidade bem definida;

Logo, ao evidenciar esses benefícios se tem uma noção prévia do quanto o visual merchandising pode ser um dos elementos que faltam em sua empresa, por isso veja as características de cada benefício e tenha esse conhecimento e noção completa.

Satisfação do cliente

Com as mudanças de comportamento do público atualmente, o produto por si só já não é capaz de gerar um atrativo e fazer com que o público consuma e indique os serviços da sua empresa.

Por isso, ao utilizar o visual merchandising se preserva essa satisfação, proporcionando uma experiência completa e principalmente fazendo com que o público perceba esses elementos e sensações despertadas.

Com isso, uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo, tende a se estabelecer e cada vez mais agregar esses valores à sua marca e através dos serviços prestados.

Fortalecimento da imagem da marca

Quando o público tem ciência que o ambiente da sua empresa é totalmente único, de fato se tem esse fortalecimento e um impacto através do mercado, se tornando um referencial ao se tratar de campanhas e elementos únicos.

Vamos imaginar que uma fábrica de caixa de transporte para cães deseja se estabelecer no mercado. Ao utilizar desse recurso em suas estratégias, cada vez mais se tem esse status e elementos que mostram seu valor e diferenciação.

Reconhecimento da empresa

Não tem nada melhor para uma marca do que ser reconhecida sem se querer utilizar uma palavra. Logo, ao estabelecer padrões de altíssima qualidade, o público reconhece sua empresa e de fato se tem esse padrão e características únicas.

Por isso, o visual merchandising tem total influência através desse reconhecimento, fazendo com que se pense sempre além do que imaginamos, considerando desde questões internas como uma configuração de switch gerenciavel, a fatores externos, como campanhas e divulgações.

Identidade bem definida

Toda marca deve ser representada através de elementos e características que ela carrega, despertando sua história e evidenciando as questões por trás de cada característica apresentada.

Isso vai desde marcas grandes já estabelecidas no mercado a marcas e empresas de outros segmentos, como uma consultoria administração empresarial.

Por isso, é essencial considerar esses valores estabelecidos através do visual merchandising, dando essa cara para a sua empresa e fazendo com que todo o público conheça por essa qualidade e diferenciação.

Para finalizar, continue acompanhando o texto e veja como implantar o visual merchandising na prática e se ver diante desse cenário de evolução e identidade totalmente única.

Como implantar o visual merchandising?

Para se colocar esse recurso em prática é importante ter em mente que uma série de mudanças podem acontecer, interferindo em processos e formas de realização até então impostas.

Com isso, para se ter êxito através dessa busca por atenção e diferenciação dos demais, acompanhe algumas ações que podem gerar uma assertividade e direcionamento único através dessa implantação.

Invista no layout da loja

Através do seu segmento e do conhecimento do mercado, determine uma estética ideal e inovadora para a sua loja, trazendo à tona esses diferenciais e principalmente fazendo com que o público enxergue esses elementos únicos.

Por exemplo, ao estar diante de uma loja de jóias, já se sabe pelos aspectos visuais que você está nesse local. Assim deve se estabelecer sua marca, evidenciando seus aspectos e geralmente esse diferencial na mente dos consumidores.

Com isso, é importante que todas as peças e elementos conversem entre si, tendo essa harmonia e de fato fazendo com que o espaço seja totalmente agradável e transmita esse bem-estar através de cada característica.

Por isso, tenha atenção ao escolher as cores, distribuição dos produtos, organização e uma série de quesitos que fazem a diferença através do layout da loja.

Explore os sentidos

Como se sabe, nós humanos temos 7 sentidos, dessa forma ao despertar esses sentidos e proporcionar de fato uma viagem através dessa interação e contato, se ganha a atenção e toda preferência do público.

Dessa forma, algumas ações podem auxiliar esse momento, gerando um diferencial e fazendo com que cada sentido seja despertado da melhor forma possível. Acompanhe!

  • Utilização de músicas que proporcionem um ambiente agradável;
  • Utilização de cores que se comunicam com os consumidores;
  • Utilização de perfumes em sua loja;
  • Realização de ofertas de drinks, petiscos, etc.

Assim, ao explorar os sentidos se evidencia cada vez mais o visual merchandising e essa assertividade através da sua aplicação.

Mantenha o ambiente confortável

Um ambiente confortável faz com que seus consumidores passem horas ali sem que haja uma pressa ou algo relacionado a um incômodo, por isso ao ter essa sensação de paz e tranquilidade, cada vez se motiva seus consumidores ao comprar e estar em sua loja.

Nesse momento, é importante levar em consideração questões como a temperatura do ar-condicionado, informações de preços visíveis, facilidade de se locomover e afins.

Explore a psicologia das cores

Conhecer e aplicar a psicologia das cores é um dos fatores determinantes para a sua empresa ao respeitar os padrões e a essência da sua marca utilizando dessas cores, despertando desejos e sensações únicas em seus consumidores.

Assim, conseguimos trabalhar com questões relacionadas ao nosso cérebro e organismo, indo muito além de somente um momento agradável, mas de fato gerando algo único e totalmente inovador.

Com isso, ao estar diante dessas informações destacadas, chegou um dos momentos de grande importância: a implantação das ações do visual merchandising, direcionando sua empresa e fazendo que se dê passos assertivos rumo a um sucesso e referência no mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 + três =

Go up