Dicas para fazer uma boa gestão de marketing

Fazer uma boa gestão de marketing é um grande desafio, principalmente para quem assume um papel de liderança e precisa cuidar de todos os fatores que envolvem uma área de marketing, que estão longe de serem poucos.

A função da área de marketing vai mais além do que apenas garantir mais vendas para a empresa, é responsável também por desenvolver estratégias de comunicação que façam a marca ser vista como uma referência e autoridade dentro do seu segmento.

E sabemos bem que esse é um grande desafio, tanto para uma marca que presta serviços como aplicação de insulfilm espelhado quanto para uma marca que vende algum produto físico ou digital.

Com o surgimento do marketing digital, também pudemos ver como essa área se expandiu e abraçou conceitos e inovações que mudaram por completo o mercado, fazendo o trabalho da gestão desse setor ser cada vez mais importante.

Um gestor é muito mais do que um título em uma empresa ou uma pessoa que dá ordens aos funcionários, é o responsável por organizar tudo o que entra, sai e acontece dentro deste setor tão importante para qualquer empresa.

Sendo assim, entender bem sobre a gestão de marketing, os pilares que a compõem e como aplicá-la da maneira correta faz toda a diferença para um negócio e seus resultados internos e externos.

Seja em uma empresa envelopamento de veículos ou até mesmo em um próprio escritório de marketing e comunicação, essa é uma área fundamental e que precisa de uma atenção especial em seu processo de gestão.

Por isso, hoje você irá conhecer o conceito desse processo, os pilares da gestão de marketing e dicas práticas para te ajudar a gerir esse setor com profissionalismo, leveza, estratégias coerentes e com muitos resultados.

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O que é gestão de marketing e a sua importância

A gestão de marketing nada mais é do que um conjunto de processos que precisa ser realizados por uma equipe com o objetivo de alcançar as metas propostas para que a empresa em questão obtenha o sucesso que espera.

A ação de gerir abrange uma série de responsabilidades, que vão desde a padronização dos processos até mesmo a contratação de novos funcionários e definição de estratégias para que a marca alcance os objetivos estabelecidos.

Portanto, seja um negócio de armazenagem e distribuição logística ou até mesmo um curso online de culinária, a gestão de marketing será a responsável por definir as estratégias certeiras para que os resultados cheguem da maneira como deseja a empresa.

Sendo assim, a gestão de marketing torna-se extremamente importante justamente por ser a área que consegue gerir diversas pontas importantes da empresa em um mesmo setor, auxiliando no aumento dos resultados e da satisfação interna e externa.

Hoje, é normal que uma empresa deseje obter ótimos resultados, principalmente com o surgimento das redes sociais, que mudou por completo a maneira como se divulgam os serviços ou produtos de uma marca.

Entretanto, para fazer isso da maneira certa é preciso contar com uma boa gestão de marketing, desde o líder até os colaboradores que compõem essa área, todos precisam estar muito bem alinhados para que a área e tudo o que ela planeja seja um sucesso.

E isso é extremamente importante para todo e qualquer tipo de negócio, desde uma empresa de acoplamento elástico tipo pneu e até mesmo um profissional autônomo que presta seus serviços, como designer, redator, consultor e outros.

Por isso, saber como fazer uma boa gestão dessa área é uma prova de cuidado e preocupação com a sua empresa, fazendo com que os seus funcionários e clientes entendam a importância da marca no mercado nos dias de hoje.

Conheça os pilares da gestão de marketing

Agora que você já conhece o conceito da gestão de marketing e a sua importância nos dias de hoje, chegou o momento de conhecer os dois principais pilares da gestão de marketing que irão te ajudar a começar a mudar esse cenário na sua empresa.

A gestão de marketing se baseia em dois pilares, que são o marketing estratégico e o marketing operacional, que precisam trabalhar em conjunto para a geração de bons resultados. Conheça abaixo um pouco mais sobre eles:

Marketing estratégico 

Como o próprio nome já diz, o marketing estratégico é focado na realização e definição de estratégias que serão válidas para o aumento das vendas do seguro para moto suhai da empresa ou seja qual for o objetivo dela.

Esse pilar trabalha na teoria, ou seja, é feito todo um estudo de produto, serviço, segmentos e mercado para que o time de marketing trace as melhores estratégias a serem aplicadas para chegar no objetivo final.

Em conjunto com o marketing operacional, que explicaremos a seguir, esse pilar auxilia em uma gestão eficaz, que respeita os objetivos da empresa e ainda garante utilidade, produtividade e um ambiente coerente e leve de trabalho para a equipe.

Marketing operacional

Já o marketing operacional é a parte focada na prática de tudo o que foi definido e alinhado no pilar anterior, ou seja, todas as estratégias são colocadas em prática e operadas pela equipe para que os resultados comecem a chegar.

Normalmente a equipe de marketing de uma empresa que vende lava olhos de emergência, por exemplo, é dividida em duas partes: uma que cuida da parte estratégica, enquanto a outra cuida da parte operacional.

Em conjunto com o marketing estratégico, que mencionamos acima, esse pilar faz com que as estratégias sejam colocadas em prática e a empresa comece a receber os resultados que tanto almeja e planejou junto da equipe.

Esses são os dois pilares que sustentam uma boa gestão de marketing e que precisam sempre estar muito bem alinhados e coerentes, pois se um se desequilibrar, todo o planejamento e escopo pode cair.

3 dicas para uma boa gestão de marketing

Por fim, selecionamos algumas dicas para te ajudar a fazer uma boa gestão de marketing, caso você seja um gestor, ou então já saber o que um futuro gestor da área deve fazer dentro do setor de marketing da sua empresa. Confira:

  1. Defina metodologias

Quando falamos de metodologias, nos referimos a um método que auxilia na realização de processos e tarefas de maneira simples e prática. Por exemplo, uma assessoria financeira online possui uma metodologia para auxiliar seus clientes a alcançarem seus objetivos.

Por isso, definir as metodologias para cada processo do setor de marketing é essencial para que você entregue aos seus clientes e funcionários uma ótima experiência, além de tarefas práticas e sem burocracias a serem realizadas.

  1. Esteja em contato com a sua equipe

Qualquer empresa, seja ela pequena ou grande ou de segmentos completamente distintos, possui uma coisa em comum: pessoas. Uma equipe de marketing só existe e traz bons resultados porque existem pessoas por trás fazendo tudo acontecer.

Sendo assim, é de extrema importância que a sua gestão também se preocupe em atender as necessidades dos funcionários e ouvir os seus feedbacks e ideias, pois assim você os envolve em todos os processos e aumenta as chances de fidelização desse colaborador.

  1. Atente-se à estrutura

Por fim, mas não importante, é preciso se atentar à estrutura que a sua equipe de marketing possui para realizar suas atividades. Assim como um serviço de suporte de informática para empresas que precisam de estrutura, sua área de marketing também precisa.

Sendo assim, atente-se ao espaço, máquinas, aparelhos e equipamentos disponibilizados, caso eles não sejam o suficiente para um bom trabalho, encontre maneiras de melhorar essa questão para entregar uma rotina de qualidade aos funcionários.

Com dicas simples como essas você conseguirá exercer uma ótima gestão de marketing na sua empresa e obter ótimos benefícios, como:

  • Maior conhecimento do mercado;
  • Fortalecimento da relação com os consumidores;
  • Mais eficiência nos processos;
  • Foco em resultados;
  • Motivação da equipe;
  • Geração de mais insights. 

Isso significa que a sua marca tem muito mais a ganhar do que perder ao investir em dicas e formas de realizar uma boa gestão de marketing sem que seja preciso investir rios de dinheiro ou mover montanhas para isso.

Afinal de contas, sabemos bem que cada real conta para o funcionamento de um negócio e nenhum empreendedor está disposto a perder nada. Por isso, investir em uma boa gestão de marketing através dessas dicas é uma ótima maneira de economizar e garantir ainda mais resultados.

Dessa maneira você verá como um cuidado maior com a gestão de marketing da sua empresa pode gerar resultados surpreendentes até mesmo para as outras áreas e fazendo com o negócio como um todo saia ganhando.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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