Marketing de experiência: o que é e como fazer

Sabemos que para uma marca conseguir realmente crescer dentro da internet e fazer com que seja conhecida, precisa usar todas as ferramentas disponíveis ao seu favor, e uma que tem ganhado bastante destaque é o marketing de experiência.

Existem diversos modelos e estratégias de mercado, mas com o meio digital cada vez com mais empresas, pessoas e marcas, é preciso sair do comum e tentar atrair leads e clientes com experiências únicas e que realmente marcam o usuário.

Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar o marketing de experiência e como fazê-lo, abordando e explorando o seu conceito, suas vantagens, o que faz ele ser tão interessante, além de como aplicar no dia a dia de sua marca.

Desde uma empresa terceirizada de limpeza de escritório até mesmo uma grande logística, todas as organizações precisam investir em marketing digital nos tempos atuais para, de alguma maneira, conseguir convencer seus leads e clientes.

A internet realmente mudou a forma como o mercado funciona e principalmente como o marketing funciona, existindo tantas práticas e modelos que cada empresa pode aplicar e investir naquele que melhor transmite a sua essência e toda a sua capacidade.

Portanto, até mesmo uma consultoria tributaria contábil precisa saber lidar com o seu marketing de forma inteligente e oferecer experiências únicas e diferenciadas para o seu público para não cair na mesmice e se tornar apenas mais uma na internet.

E uma forma de fazer isso é manter não apenas uma interação única com o seu público, mas entender o que desperta gatilhos neles e oferecer uma experiência que faça com que se sintam não apenas únicos, mas que nenhum outro tipo de empresa fará o mesmo.

Isso funciona em qualquer tipo de organização, podendo utilizar até mesmo seus serviços de locação de multifuncional no ABC como para promovê-lo de maneira única e extremamente efetiva, utilizando o marketing digital como base.

É claro que muito irá depender de como cada organização utiliza a estratégia, qual o seu mercado e o seu nicho de trabalho, assim como a maneira que o público recebe as campanhas de marketing e realmente se interessa por elas.

Sendo assim, os tópicos a seguir irão mostrar como o marketing de experiência pode ser incrivelmente benéfico para a sua marca de manutenção de câmeras cftv, explorando o conceito desse tipo de estratégia digital tão utilizada e diferente.

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O conceito de marketing de experiência

De forma simples e bastante direta, o marketing de experiência tem como principal objetivo criar uma experiência única e diferenciada para os leads, fazendo com que tenha uma excelente jornada de compra e aumente as probabilidades de conversão e fidelização.

Em outras palavras, incentivar estímulos e gatilhos mentais nos clientes e fazer com que vejam a campanha, promoção, venda ou tentativa de engajamento da marca com bons olhos, encontrando uma oportunidade para consumir e indicar para amigos mais próximos.

Uma empresa que vende exaustor, por exemplo, pode encontrar dificuldade em encantar seus clientes e mostrar o verdadeiro potencial de sua marca e de seus produtos. Sendo assim, uma maneira de conquistá-los e gerar muita satisfação a eles.

E se existe um momento ideal para gerar tal satisfação é antes da compra. É fazer com que o usuário entenda que aquele produto é diferenciado, que a empresa não é igual às demais do mercado e está investindo em um marketing diferenciado.

Com isso em mente, alguns dos benefícios que se destacam ao utilizar esse tipo de marketing, mesmo que aplicado por uma empresa de suporte técnico em informática, como: 

  • Maior engajamento do público;
  • Maior índice de fidelização;
  • Diferencial no mercado;
  • Maior alcance da marca;
  • Probabilidade de conversão maior.

Sendo assim, para que as suas estratégias digitais e aplicações do marketing de experiência funcionem com o consumidor, é preciso utilizar de um dos seus pilares que são os 3Vs: verdade, vontade e valor.

Entendemos como verdade nunca vender para um cliente uma promessa ou ilusão. Se tem uma coisa que muitas vezes falta no mundo dos negócios é transparência, e caso não invista nisso, pode perder a credibilidade junto de seus leads e clientes.

E isso independe do ramo no qual a sua empresa está, portanto seja a sua marca focada em vender camisas ou serviços de antecipação de recebíveis para empresas, o importante é mostrar a verdade para que o cliente nunca perca a confiança em você.

O conceito de vontade é simplesmente o ímpeto de fazer acontecer e colocar a mão na massa. Ficar só na teoria não vai levar ninguém para a frente, portanto não tenha medo de tentar, pesquisar, interagir e falhar, o importante é sempre buscar trazer algo para o cliente.

Por fim, entendemos como valor a percepção que os clientes e outros gigantes do mercado têm da sua marca, ou seja, como ela se mostra para eles, o quanto ela agrega para o meio, o seu alcance e o quanto ela é respeitada pelos demais.

Aplicando o marketing de experiência

Agora que já entendemos como o marketing de experiência pode ser impactante e extremamente benéfico para a sua consultoria em implantação de erp, chegou o momento de entender como colocá-lo em prática.

Os tópicos a seguir reúnem uma série de informações que podem ser essenciais para o sucesso ao implantar esse tipo de estratégia digital. Sem mais delongas, confira.

01 - Busque constantemente por inovação

O marketing de experiência é um diferencial por fazer algo que os demais estilos de marketing não fazem, portanto nada de ficar na mesmice e continuar sempre fazendo a mesma campanha para todo tipo de produto ou serviço que a marca lançar.

Busque sempre por inovação e diferentes formas de atrair o público, não se prenda ou fique pensando dentro da caixa para atingir seus objetivos, muito pelo contrário, é indicado que você pense em algo que, mesmo que seja distinto, pareça ser único e bastante diferente.

Você pode utilizar da tecnologia ou de ideias através de soluções simples, o importante é sempre fazer algo diferente. Isso é o que chama a atenção dos leads e usuários, convertendo-os em clientes, portanto inovação é a chave para o sucesso.

02 - Comece a mudança por dentro

Para que o marketing de experiência seja funcional, não apenas as campanhas precisam ser inovadoras e causar uma boa impressão para os clientes, mas também é preciso que os colaboradores da organização tenham esse tipo de mentalidade.

Portanto é preciso não apenas inspirar inovação, diferencial e uma experiência diferente para os seus consumidores, mas também para as pessoas que trabalham dentro da empresa. Eles precisam acreditar no que o seu negócio está fazendo.

É necessário então moldar a cultura da sua marca para atender a tais critérios e garantir que todos que ali trabalham estão engajados em trazer essa melhoria para os clientes e leads da marca, fazendo então com que essa mudança seja verdadeira.

03 - Explore ao máximo seu relacionamento com os usuários

Para que o marketing de relacionamento consiga ser eficiente dentro de sua proposta, é preciso que os usuários estejam engajados com a sua marca e saiba o valor que ela tem e como ela pode ser útil para a sua vida em algum nível.

E, nos dias de hoje, onde existem tantas empresas, produtos, propagandas e os mais variados tipos de negócios, se torna difícil não apenas criar uma conexão, mas também chamar a atenção de um novo público.

Sendo assim, é preciso investir em ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente tanto online quanto offline, para que assim a sua marca tenha não apenas certeza de que conhece seu público-alvo, mas que também sabe como agradá-lo.

Seja através das redes sociais, de formulários ou até mesmo de canais no YouTube, é preciso conhecer o público e criar essa relação é uma forma de fazer isso é gerando conteúdo continuamente para chamar a atenção deles.

Porém, gerar conteúdo é mais difícil do que parece, precisando não apenas de um estudo aprofundado do que o lead quer ver e do que você oferece, mas é preciso sair da caixinha e buscar inovação, trazendo algo relevante e que agregue valor para a pessoa que vai consumir.

As maneiras que cada marca pode fazer isso variam muito do tipo de empresa, tamanho, tipo de cliente, produto ou serviço comercializado, além de metas e a realidade de cada organização. Portanto, o autoconhecimento também é necessário.

Esperamos que esse texto tenha ajudado a entender um pouco melhor o marketing de experiência e como as campanhas e diversas estratégias da marca podem colaborar com ele. Continue buscando conhecer mais sobre o tema e aplicar em sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Marketing de experiência: o que é e como fazer
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Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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