Inbound Marketing: como pode auxiliar o seu negócio

O marketing digital é uma ferramenta muito utilizada nos negócios, em diferentes áreas, visando o crescimento da marca no mercado e um bom relacionamento com os clientes. 

Com estratégias de Inbound Marketing é possível impulsionar as vendas, fortalecer a imagem da empresa e ter ótimos ganhos.

Por esse motivo, entender o conceito de inbound marketing, como pode ser implementado no seu negócio, as vantagens e outros detalhes importantes são maneiras dos empreendedores se prepararem para tornar a sua empresa uma referência no nicho de atuação. 

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O que é inbound marketing?

O inbound marketing, conhecido como marketing de atração, é um conjunto de estratégias em que o objetivo é atrair e converter clientes por meio de conteúdos relevantes distribuídos nos canais online.

Para conseguir resultados positivos com o inbound, os empreendedores de consultoria empresarial e outras áreas precisam pensar no que atrai as pessoas e quais são os seus principais interesses.

O marketing de conteúdo, por exemplo, é um jeito da empresa ter um bom relacionamento com os clientes, mostrando empatia e com o tempo conseguindo uma proximidade.

No inbound marketing a principal meta é gerar valor, porém, o que seria essa geração de valor? 

O valor para os clientes significa o nível de benefícios obtido, por exemplo, os resultados de uso e das experiências, algo que resulta da utilização dos produtos ou serviços que a marca possui.

Deste modo, o valor consiste na percepção que os clientes têm sobre os atributos e características do produto/serviço.

As empresas precisam criar conteúdos atrativos e que geram valor para os clientes, assim a sua marca pode aumentar as chances de ter um bom tráfego no site.

No entanto, para converter é fundamental oferecer formulários e landing pages, para os visitantes se transformarem em leads (potenciais clientes) e com o tempo se tornarem compradores.

Qual a função do inbound marketing?

Com o passar do tempo, as diferenças entre online e offline ficam mais tênues. A expressão “entrar na internet” não é mais dita como antes, pois, a internet está presente em muitos lugares.

Por esse motivo, as empresas de logística internacional e de outras áreas podem utilizar os conceitos de inbound como um método nos negócios. 

Há a possibilidade de adaptá-lo e assim implementá-lo em diversas empresas, graças aos conteúdos diversificados que servem como utilidades, além de fazer um reforço na imagem da marca.

Mesmo com essa diferença, o inbound marketing conquistou patamares nos últimos anos que o marketing tradicional não conseguiu conquistar. 

O principal ganho é que no inbound, a parte de marketing das empresas se tornam o centro de investimentos e não um setor de custos.

Todas as estratégias e ações de inbound marketing podem ser mensuradas, ou seja, é possível observar a quantidade de pessoas que visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de diversas ferramentas analytics disponíveis na web.

Ao conhecer estas e outras informações importantes, os profissionais do setor de marketing podem otimizar as campanhas e assim ter um excelente ROI (Retorno Sobre Investimento).

As campanhas consideradas mais inovadoras no mercado tem utilizado as estratégias de inbound marketing. Isto posto, o inbound marketing é relevante para:

  • Otimizar o processo de vendas;
  • Atrair mais clientes em potencial;
  • Aumentar a visibilidade do negócio;
  • Ter conteúdos que fazem a diferença;
  • Diminuir os custos de aquisição de clientes.

Com vários fatores interessantes, as empresas podem investir nas estratégias de inbound marketing assim como uma terceirização de limpeza para ter ótimos resultados para o empreendimento.

Benefícios do inbound marketing nos negócios

Alguns empreendedores podem ter dúvidas sobre os investimentos em inbound marketing. Será que vale a pena? Conhecer alguns pontos positivos deste método pode ser uma maneira de decidir e até começar a investir.

Atrair potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes é algo que gera muitas vantagens para o seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer).

O tradicional modelo de marketing possui algumas defasagens que não existem no inbound marketing. O método de inbound é muito utilizado quando o assunto é aumentar as vendas e construir uma marca forte e relevante no mercado.

Os benefícios do inbound são:

  • Possibilita o alcance do público certo;
  • Amplia a aproximação com os clientes;
  • Aumenta o poder de persuasão;
  • Diminui etapas do ciclo de vendas;
  • Reduz custos;
  • Possibilita mensurar resultados em tempo real;
  • Gera mais tráfego para o seu site;
  • Melhora a comunicação com o público-alvo.

Etapas importantes do inbound marketing

O inbound marketing é dividido em quatro etapas: atração, converter, vender e encantar. Conhecer o funcionamento de cada uma é fundamental para alinhar as estratégias conforme os objetivos e metas da assessoria contábil.

Não adianta conhecer o método de inbound e não saber como aplicar os processos corretamente com todos os detalhes.

As quatro metodologias do inbound marketing consistem em:

  1. Atração

O primeiro passo é o de atração, ou seja, chamar atenção do público de alguma maneira enquanto os usuários realizam suas pesquisas nas redes sociais e nos buscadores (Bing, Google, Yahoo!, entre outros).

Um ponto muito importante é que nesta etapa, não basta atrair o maior número de visitantes possíveis, o grande fator-chave é saber atrair os visitantes certos, ou seja, os que possuem potencial em se tornar cliente.

Isso consiste em tráfego qualificado, aquele que tem grandes chances de resultar em uma venda no futuro.

Como conseguir que os visitantes mais propensos a se tornarem leads e depois clientes se sintam atraídos pela sua marca? 

Com a criação de conteúdos relevantes e oferecidos às pessoas, é possível obter resultados e os empreendedores podem utilizar os seguintes canais:

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) permite que o seu site seja encontrado pelo público com mais facilidade, além do tráfego qualificado. 

O Google, por exemplo, é um dos mecanismos de busca mais utilizados para pesquisar produtos e respostas para diversas dúvidas.

Blog

Principal canal para criação de conteúdo que uma empresa de brindes personalizados pode utilizar para o inbound marketing. 

Os materiais criados podem ser colocados no blog e assim aumentar as chances das pessoas terem acesso aos conteúdos.

Site

Se o blog consegue “vender” os conteúdos, um site não seria diferente, pois ele vende os produtos da empresa. 

Ao ouvirem as mensagens e terem acesso aos conteúdos, os visitantes e leads podem se sentir atraídos a conhecer o que a marca oferece.

Mídias sociais

As mídias sociais incluem aplicativos de mensagens e as redes sociais que são fundamentais para espalhar o conteúdo e fortalecer a imagem da marca.

Marketing de conteúdo

O conteúdo é uma parte essencial do inbound marketing, já que atua em todas as etapas do funil. O marketing de conteúdo consegue atrair, converter e encantar os potenciais clientes e os clientes que estão presentes na base de contatos da empresa.

Essa estratégia abrange a pesquisa de palavras-chave, criação de personas (representação do cliente ideal), entre outras técnicas.

  1. Conversão

Após atrair os visitantes e torná-los leitores dos seus conteúdos, é preciso convertê-los em leads, ou seja, transformá-los em potenciais clientes do seu negócio de serviços de topografia

O relacionamento pode ser fortalecido ainda com conteúdos, mas com uma diferença: o aumento do poder de persuasão. Algumas ferramentas que podem ajudar no processo são:

CTA (Call to Action)

A CTA, em português, chamada de ação, é um tipo de convite direto para que os visitantes tomem alguma atitude, por exemplo, preencher o formulário ou aceitar a landing page.

CRM (Gestão de relacionamento)

É um software que possui uma central com todas as informações dos contatos. Deste modo, é possível saber o que cada pessoa necessita e quando. Isso ajuda muito no processo de nutrição dos leads.

Landing pages e formulários

As landing pages (páginas de conversão) são criadas para que os visitantes aceitem uma oferta, por exemplo, um material de qualidade, em troca de informações para contato.

As informações exigidas pelas landing pages podem ser preenchidas em formulários. O jeito que os formulários são desenvolvidos pode fazer a diferença nas taxas de conversão.

  1. Vender

Ao atrair e converter os leads é importante pensar na terceira etapa. Transformar os leads em cliente é um processo que exige mais conhecimento sobre a persona.

Para esse processo, os profissionais podem utilizar ferramentas de marketing e vendas como:

  • Automação de marketing;
  • E-mail marketing;
  • Lead scoring;
  • Nutrição de leads.

O interessante é que estas ferramentas podem ajudar não só na venda de produtos, mas também de serviços como o de uma assessoria contabilidade, entre outros.

  1. Encantamento

O fechamento das vendas é algo que merece ser comemorado, pois a empresa conseguiu atingir seus objetivos, o processo de inbound foi alcançado e uma nova possibilidade se abre para a empresa, que pode transformar o cliente em um promotor leal da marca.

Oferecer um bom serviço de pós-venda, por exemplo, ajuda a ter clientes mais satisfeitos com a marca e isso aumenta as chances de recomendação.

Para encantar clientes é necessário investir em conteúdos mais avançados, sucesso dos clientes e manter um relacionamento ativo.

Portanto, os investimentos em inbound marketing são fundamentais para a construção de autoridade da marca, aumentar a visibilidade e assim conquistar excelentes resultados. 

Os processos de inbound são muito importantes assim como um bom gerenciamento de riscos.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Inbound Marketing: como pode auxiliar o seu negócio
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Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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