Porque toda empresa deve investir em marketing

Você sabia que toda empresa deveria investir em marketing

Isso porque o setor de marketing é responsável pela criação de estratégias que têm como objetivo atrair novos clientes para o negócio, assim como fidelizar usuários que já se relacionam com a marca. 

Esse processo envolve também a melhora do relacionamento e da interação com o público.

Diante disso, é imprescindível criar estratégias para a área do marketing dentro da empresa, de modo a promover o seu negócio e obter melhorias no desenvolvimento empresarial. 

Por isso, neste artigo falaremos sobre a importância de investir na área do marketing e como isso pode ser feito para sua empresa. 

Clique e saiba mais +

Por que sua empresa deve investir na área do marketing?

Se você tem dúvidas sobre os motivos pelos quais sua empresa deve investir na área do marketing, não se preocupe que vamos abordar mais sobre os impactos dessa estratégia nos negócios. 

De modo geral, as empresas possuem um objetivo muito importante, e que tende a ser uma grande dificuldade também: obter destaque no mercado. 

Por isso, quando a empresa investe em marketing, ela tem mais chances de obter um diferencial competitivo diante do mercado. 

Diante disso, apresentamos a seguir alguns motivos pelos quais se escritório, oficina automotiva, loja de brinquedos ou de qualquer outro segmento deve investir em marketing!

  1. Aumenta a competitividade da empresa

Um dos desafios para qualquer empresa é fazer com que ela seja competitiva no mercado. Ou seja, é importante ter destaque diante dos concorrentes. 

Nesse sentido, o marketing é essencial para direcionar estratégias que sejam voltadas ao seu público-alvo, assim como para atender suas necessidades.  

Por conta desse melhor direcionamento e compreensão do público que o marketing permite, trazendo melhores campanhas, a empresa se torna referência em seu segmento, frente ao público almejado. 

  1. Fortalece sua marca e imagem 

Você já parou para pensar no número de empresa de paisagismo que existem no mercado? São várias empresas e, para se destacar, é importante identificar os diferenciais e definir bem a personalidade da marca.

Mas, como é que sua empresa possui um posicionamento da marca? Por meio do marketing!

O marketing, sobretudo no ambiente digital, contribui para o fortalecimento da imagem da marca, assim como para que os clientes compreendam sobre sua identidade institucional. 

Além disso, o marketing contribui para a compreensão e divulgação do que é sua empresa, sua missão, visão, valores, sua reputação e elementos que são essenciais para a credibilidade do negócio e para a identificação em diferentes espaços (como logo e cores). 

Mais ainda, somente por meio dessa estratégia é possível fazer com que sua empresa tenha mais credibilidade, assim como melhorar a reputação de forma estratégica e se manter próximo aos usuários de forma constante.

Assim será possível fortalecer sua marca e atrair mais clientes segmentados. Uma boa imagem também permite atrair algumas pessoas para serem parceiras do seu negócio. 

Por exemplo, uma empresa de paisagismo pode fazer uma parceria com uma empresa de decoração de apartamento para realizar campanhas de co-marketing e oferecer benefícios e descontos para os usuários, além de reforçar a missão e alcançar um novo público qualificado. 

  1. Aumenta o número e oportunidades de vendas

É muito interessante como o marketing faz com que a empresa alcance seu objetivo principal, que é aumentar o número de vendas. 

Isso ocorre porque essa área trabalha para fortalecer a empresa, seus produtos, realizações e diferenciais, assim como divulgar a marca. 

Tudo isso em ações que consistem na divulgação de conteúdo nas redes sociais, em um site que conte com marketplace e elementos de venda, além de outras estratégias físicas como o investimento em outdoors, banners e cartazes. 

  1. Fidelizar seu público 

Outra vantagem para a empresa, seja ela de digitalização de documentos ou que atua com a venda de produtos para pets, é que, por meio do marketing, não é possível apenas atrair novos clientes, mas também trabalhar para fidelizar os usuários que já compõem a base de relacionamento.

Ou seja, o marketing não é voltado somente para as vendas, entendendo que a jornada de compra do consumidor não se encerra na venda, devendo fidelizá-lo para proporcionar novas oportunidades de negócio e até mesmo indicações, criando valor e relação de longo prazo.

Assim, existe a intenção de aumentar a satisfação do cliente e o encantamento com a marca. 

Nesse cenário, a fidelização é um elemento indispensável para melhorar o relacionamento entre a empresa e os clientes. 

Esse relacionamento também pode ser manutencionado por meio do marketing, com o envio de newsletter, indicações, promoções, conteúdos de valor e ações de reativação, por exemplo.

Como sua empresa pode investir em marketing para o negócio?

Agora que você já entendeu quais são os benefícios que o marketing agrega para uma empresa, é importante saber que existem várias ações que podem ser combinadas para trazer resultados ainda mais eficientes para o seu negócio. 

Nos próximos tópicos você compreenderá como seu negócio, seja uma empresa de limpeza ou uma gráfica online de itens personalizados, pode investir em marketing e potencializar o alcance.

Investimento em marketing digital 

Não dá mais para as empresas pensarem em estratégias de mercado deixando o ambiente digital de lado. Esse se tornou um item obrigatório e indispensável para o negócio se destacar, visto o uso e importância cada vez maior pela/para a sociedade.

Com isso, é cada vez mais importante que as empresas tenham um site e invistam em redes sociais. 

Hoje em dia, o cliente que pesquisa sobre um determinado produto, serviço ou marca, consulta as redes sociais e avaliações em plataformas de busca para obter informações sobre o negócio. 

Isso pode impactar a forma como o cliente percebe a marca e como ele se identifica com o negócio. 

Por isso, é importante que sua empresa esteja presente no ambiente digital, assim como que ela conheça quais são as estratégias de localização do seu público. Em resumo, sua empresa deve investir em:

  • Publicação de conteúdo em redes sociais;
  • Criação de um site;
  • Investimento em mecanismos de buscas;
  • Conhecimento das técnicas de segmentação e escolha do público. 

Relevância do Marketing de conteúdo

Para publicar um conteúdo na internet, seja em um site ou em redes sociais, ele precisa ter qualidade.

Considere que várias pessoas estão compartilhando conteúdo na rede, publicando postagens em formatos diversos e de conhecimentos e profundidades variadas.

Para o conteúdo ser relevante e atrair os usuários de forma efetiva, é necessário contar com técnicas do marketing de conteúdo.

Basicamente, essa estratégia diz respeito a um conjunto de ações de marketing que visam desenvolver um material a depender da necessidade e do interesse do cliente, considerando também o melhor canal e formato para alcançar o objetivo esperado pela marca. 

Assim, oferecer esse conteúdo de valor se mostra fundamental. A ação também serve para reforçar a autoridade da sua marca em relação à concorrência, demonstrando a expertise no setor de atuação. 

Uma das formas de aplicar o marketing de conteúdo é realizar uma pesquisa sobre o público-alvo da empresa. 

Depois disso, é essencial aplicar as técnicas de SEO, que visam a otimização para mecanismos de busca na rede.

Um exemplo interessante da importância dessa adequação é que uma pessoa pode procurar poraula de hidroginásticano Google. 

Nesse momento, aparecerá uma lista imensa de empresas que oferecem esse tipo de serviço, só que geralmente, os 3 ou 5 primeiros links que aparecem é que possuem maior visibilidade por parte dos clientes.

Isso representa dizer que as empresas estão em constante disputa por estar nos primeiros lugares no ranqueamento de pesquisa do Google e que as técnicas de SEO podem contribuir para alcançar esse objetivo e, consequentemente, visibilidade.

Tais ações contribuem atuando como um indicador para o filtro dos buscadores, que pretendem destacar conteúdos que se relacionem com as pesquisas dos usuários e os hábitos de consumo online.

Nesse sentido, as palavras-chaves usadas são importantes para os clientes e para as empresas que desejam alcançar esses usuários.

Outras ações importantes no SEO são a inserção desses termos no título, URL, legendas de imagens e proporcionar um bom design para a navegação do site - isso sem mencionar o conteúdo de qualidade. 

Marketing offline

Mesmo que o ambiente digital seja essencial para sua empresa, você também não pode se esquecer do marketing no ambiente offline, que tem grande relevância sob a perspectiva da comunicação visual, assim como por meio de ações promocionais. 

Inclusive, é importante compreender que ambas as ações podem se complementar, fazendo com que o marketing digital contribua para a promoção de estratégias offline, e vice-versa. 

Um exemplo é divulgar no ambiente digital que os clientes terão direito a uma ecobag personalizada a partir de um determinado valor de compras. 

Essa é uma ação com consolidação no ambiente físico, mas que começou no digital. 

Assim, é muito importante unir ações nesses canais por meio de campanhas que sejam eficientes e versáteis, de modo a integrar o público e proporcionar uma experiência mais completa e multicanal - além de alcançar diferentes públicos.

Alguns exemplos de ações consistem na elaboração de:

  • Panfletos;
  • Divulgação em jornais;
  • Propagandas em TV;
  • Outdoors;
  • Busdoors;
  • Uso de QRs codes em banners.

Também existem vários elementos de comunicação visual que podem ser inseridos no ambiente físico e que variam desde a inserção de uma fachada iluminada com o nome e logotipo da empresa, até um local repleto de elementos de segurança, como é o caso do AVCB bombeiro

Ou seja, o marketing pode ser apropriado pela empresa de várias formas, basta seguir algumas orientações. 

O marketing empresarial na prática

Você já entendeu que o marketing é uma estratégia muito importante para sua empresa, chegando a ser indispensável para a evolução de um negócio.

Mas, como aplicar o marketing na prática?

Para isso, é importante que sua empresa se atente aos seguintes pontos:

  • Crie um plano de comunicação e marketing;
  • Desenvolva uma identidade visual para a empresa;
  • Contrate profissionais aptos para o desenvolvimento das estratégias;
  • Faça um mapeamento da concorrência;
  • Pesquise seu público-alvo;
  • Realize investimentos na área;
  • Realize ações de SEO;
  • Monitore as métricas;
  • Ajuste as estratégias, se necessário.

De forma bem simples, o primeiro passo para criar um plano de comunicação e marketing é conseguir entender quem é seu público-alvo, assim como é o posicionamento da sua concorrência.

Com isso, é possível traçar quais são os seus diferenciais e como aproveitá-los ao se comunicar com o público.

Nesse sentido, o desenvolvimento de uma identidade visual também é importante para que a empresa saiba como se posicionar diante das situações e para que seja reconhecida mais facilmente nas campanhas criadas.

Ao criar um plano de marketing, também realize o acompanhamento e o monitoramento das métricas, pois isso ajuda a fazer uma análise dos resultados, além de tomar decisões corretas. 

Desse modo, é possível direcionar mais atenção às estratégias mais efetivas e, com isso, alcançar resultados cada vez melhores por meio do marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + dezessete =

Go up