Twitch: como aproveitar o streaming a favor da sua estratégia digital?

Você sabe o que é Twitch e como essa plataforma pode ser utilizada no marketing? Apesar de ser muito forte nos jogos, a Twitch é mais do que isso.

Essa é basicamente uma plataforma exclusiva para lives, e é possível encontrar uma variedade de vídeos sobre diversos temas.

Ou seja, desde jogos e séries, até receitas e temas de desenvolvimento de sites que podem servir para uma empresa que faz reparo telhado industrial e que queira saber como criar um site, por exemplo.

Dito isso, essa é uma plataforma em que é possível encontrar conteúdo suficiente para os mais de 140 milhões de usuários ativos por lá atualmente.

E claro, sem contar que esta é uma grande oportunidade para a estratégia de marketing para qualquer empresa que queira se destacar em mais uma rede, seja uma empresa de aluguel compactador de solo SP ou uma loja de roupas femininas, por exemplo.

Vamos abordar os principais tópicos sobre a Twitch e como essa plataforma pode servir para a estratégia de marketing do seu negócio. Confira!

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O que é a plataforma Twitch e como funciona?

A Twitch é uma plataforma de streaming de vídeo online que permite aos criadores transmitir conteúdo para públicos específicos.

É uma plataforma criada pela Amazon e permite que os criadores conversem com os espectadores durante transmissões ao vivo por meio do chat, proporcionando uma experiência imersiva.

Para exemplificar, pense em uma empresa de engenharia elétrica que queira divulgar seu novo produto de mercado, um dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos, ela pode fazer um comercial criativo pela Twitch e gerar muitos espectadores interessados.

Se você não consegue entender ainda como funciona de fato essa plataforma, pense na Twitch como uma junção perfeita de TV ao vivo e uma rede social.

Como utilizar a Twitch no seu marketing?

O marketing na Twitch ainda está em seus estágios iniciais, mas isso não significa que as marcas não podem utilizar esse canal para aumentar a conscientização sobre seus negócios.

Afinal, a Twitch é uma plataforma que promove um grande alcance para os produtores de conteúdo.

Com videogames e e-sports ao vivo se tornando o conteúdo mais popular, você pode estar pensando "Como faço para comercializar na Twitch e fazer este canal funcionar para minha empresa?"

Utilize como estratégia de conteúdo

A Twitch requer apenas vídeo ao vivo. No entanto, há muitos fluxos salvos nos canais, mas você não pode redirecionar o conteúdo, por exemplo, do YouTube, lá. Você tem que criar um novo.

Além disso, para reter e aumentar seu público, você precisa transmitir regularmente. Portanto, você pode utilizar a Twitch como uma rede para ampliar sua estratégia de conteúdo.

“Estando ao vivo todos os dias, pude construir conexões com as pessoas em um nível muito mais pessoal e em um ritmo mais rápido do que em outras plataformas”, disse SypherPK, que tem 4,7 milhões de seguidores por lá, sobre sua estratégia de marketing.

Fazer vídeos para o seu próprio canal da Twitch é uma tarefa enorme e demorada. Por exemplo, as transmissões mais curtas na categoria Arte duram pelo menos duas horas.

Mas os resultados são de fato muito favoráveis, e com certeza trará benefícios para uma empresa de engenharia biomédica que fabrica elevadores que comportam cadeiras de rodas inovadoras, por exemplo.

Assim, quando alguém realizar uma pesquisa de custo de elevador para cadeirante, ela poderá encontrar essa empresa com muito mais facilidade. 

Utilize o marketing de influenciadores

A Twitch tem milhares de streamers ao vivo, incluindo alguns com milhões de fãs leais. Isso torna a plataforma o lugar perfeito para marketing de influenciadores ou parcerias.

As marcas podem entrar em contato com streamers com melhor desempenho e perguntar sobre colaborações. Muitas vezes os criadores de conteúdo promovem suas marcas para os espectadores durante as transmissões ao vivo.

Lembre-se: sua estratégia de marketing de influenciadores da Twitch está sendo lançada, criando infinitas possibilidades para mostrar seu produto ou serviço, seja para vender toldos verticais para varandas preços baixos ou roupas de marca com preços altos.

Tipos comuns de colaboração incluem mensagens de marca, sorteios, brindes e unboxing de produtos, ou seja, sem dúvidas a Twitch promove um potencial de ROI enorme.

Afinal, a Twitch não apenas permite que você promova sua marca e que esteja diante de um público engajado, mas a parceria com streamers populares adiciona um toque pessoal às suas campanhas.

E como os dados demográficos da Twitch são direcionados para pessoas mais jovens (73% dos usuários têm menos de 34 anos), o marketing de influenciadores é uma ótima maneira de realmente promover sua marca e ajudá-lo a alcançar o público indescritível ali.

Existem várias possibilidades para patrocinar um evento com um streamer, seja exibindo seu logotipo no stream, atribuindo um link ou até mesmo um streamer comentando sobre seu produto/serviço durante a transmissão.

Portanto, pesquise seu público com cuidado e escolha o influenciador que melhor se adapta à imagem da sua marca e ao seu público-alvo.

Geração de leads

Use a Twitch para gerar novos leads para o seu negócio, afinal é uma plataforma que permite sua empresa de climatizador de ar para indústria ir adiante ao lançar seu próprio canal em parceria com influenciadores.

Ou seja, ao fazer parceria com streamers populares, o seu negócio pode conquistar visualizações e gerar mais leads para criar o melhor conteúdo integrado.

Mídia paga

Assim como o Facebook, Twitter e YouTube, a Twitch reproduz anúncios em vídeo antes de sua transmissão. Esses anúncios precedentes são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e o reconhecimento do seu negócio.

Portanto, independentemente se você tiver uma empresa de demolição de prédio ou uma loja de semijoias, você pode utilizar a Twitch para realizar tráfego pago e aumentar a visibilidade e a lucratividade do seu negócio.

Ou seja, você pode implementar estratégias de mídia paga para conectar talentos e streamers com eventos projetados para representar com precisão sua identidade.

E assim, quando um usuário da plataforma realizar buscas de conteúdo, como “avcb preço ou mesmo “vídeos engraçados”, eles podem encontrar de forma indireta o site da sua empresa que os streamers promoveram.

O conteúdo determina como os jogadores, streamers e desenvolvedores encontram os conteúdos e vice-versa.

E sem dúvidas, os anúncios de mídia paga são usados ​​para gerar cliques, atraindo a atenção do usuário por meio de segmentação inteligente. Trate a Twitch como qualquer outro canal de mídia social e você poderá alcançar um público totalmente novo.

Promova entretenimento

Jogos de streaming é o formato de conteúdo mais popular na Twitch. Os jogadores apenas compartilham seus desktops, iniciam seu jogo favorito e comentam o que e por que fazem.

No entanto, algumas empresas transformam seus streams em alternativas de programas de TV com estúdio, convidados e conteúdos de entretenimento atrativos.

Fazendo um gráfico para seu primeiro fluxo, não esqueça que um fluxo é sobre o processo.

Seja você um jogador ou um empresário que quer ampliar sua rede de vendas, você precisa de fato entender bem a política da plataforma e fornecer conteúdos de entretenimento, e que de fato irá chamar a atenção dos usuários por lá.

O que considerar antes de incorporar ao marketing?

Agora você já sabe que a Twitch não é apenas sobre jogos. Em primeiro lugar, trata-se de entretenimento online em tempo real.

Muitas empresas entenderam e lançaram seus streams ou entraram em contato com influenciadores da Twitch. Você pode encontrar muitos banners de anúncios no perfil de todos os streamers populares.

No entanto, é preciso ainda considerar que, por ser focado principalmente em jogos, embora outros tipos de conteúdo tenham espaço para isso, a Twitch tem uma grande concentração de jovens.

Portanto, é importante ter clareza sobre seu público e desenvolver estratégias inteligentes para realizar uma comunicação assertiva com eles.

Isso significa que, assim como é importante saber bem o perfil do espectador, é preciso identificar e definir a forma da linguagem com a qual você abordará eles.

A Twitch é um ambiente centrado no entretenimento, tendo como as categorias mais assistidas:

  • Just chatting ( um bate-papo entre streamer e audiência);
  • Música;
  • Esportes;
  • Arte;
  • ASMR (Reposta Sensorial Meridiana Autônoma).

Portanto, todas as campanhas de marketing dentro da plataforma devem ser projetadas a partir dessa perspectiva, com mais entretenimento do que vendas, ou você pode “assustar” seu público.

Considerações finais

A Twitch é uma boa opção para diversos tipos de empresas, principalmente para marcas e empresas B2C (negócio entre empresa e consumidor final).

Mas não esqueça que, de fato, o que fará toda diferença para obter sucesso é o marketing de influenciadores dentro dessa plataforma, pois esse é o forte da Twitch.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Twitch: como aproveitar o streaming a favor da sua estratégia digital?
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Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

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