Reengajamento: dicas para recuperar um lead perdido

Conseguir recuperar um lead perdido é um processo muito importante para sua empresa, tanto em questão de faturamento quanto na própria imagem dela, que acaba sendo impactada por esse tipo de ação.

Dessa maneira, sua empresa que vende capa coladinha para sofá retrátil acaba garantindo um processo de vendas muito mais seguro e efetivo, otimizando o modelo de ação que você pode tomar para essa situação.

Qualquer empresa tem como principal objetivo conseguir resultados melhores para suas ações. A aquisição de novos clientes e o engajamento com eles é parte fundamental desse processo, podendo alavancar ou derrubar qualquer companhia.

Em um mundo cada vez mais ligado ao universo virtual, em grande parte pelo processo de transformação digital, entender todos os movimentos deste mercado tornou-se fundamental.

A maioria dos empreendedores hoje utiliza uma maneira mais eficiente e direta de otimizar suas ações, entendendo melhor os resultados que está buscando e como alcançar esse tipo de objetivo.

Isso faz com que uma empresa de porta paletes convencional garanta resultados muito mais efetivos, entendendo realmente as necessidades de seus consumidores durante os processos de venda.

O funil de vendas é uma ferramenta muito importante nesse processo, pois ela mapeia toda a jornada de compra do cliente e o segmenta em quatro etapas distintas, que são:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

Para conseguir efetivamente vender, um dos momentos mais importantes do funil é a transformação do visitante em lead. Isso porque inicialmente ele não tem nenhum tipo de relação com a empresa, e em muitos casos está apenas curioso com o que está sendo oferecido.

Quando o consumidor se interessa o suficiente para compartilhar seus próprios dados de contato e abre espaço para a comunicação com a empresa, ele se torna um lead. Aqui ele será trabalhado pela equipe de marketing para eventualmente fechar um negócio.

Para a empresa, o lead é um investimento, por isso são aplicados recursos, tempo e a atenção de profissionais para fazer com que esse lead se torne cada vez mais interessado nos materiais à sua disposição.

Entretanto, quando a empresa se adianta e tenta oferecer um produto antes da hora ou quando deixa o lead de lado, ele pode perder o interesse, fazendo todo esse investimento ser descartado e a empresa lidar com a perda.

O reengajamento, entretanto, é uma excelente opção para tentar minimizar as perdas, e em alguns casos até mesmo conseguir reverter o quadro e fazer o usuário voltar a se interessar pelo que está sendo oferecido.

Isso faz com que sua empresa otimize a venda de eletrocalha galvanizada, por exemplo, garantindo que os leads permanecerão interessados no tipo de conteúdo que você está oferecendo.

Para conseguir lidar com esse tipo de situação, muitas vezes é necessário uma série de cuidados, garantindo uma maneira efetiva de reengajar seus leads e possibilitar uma comunicação mais expressiva com eles.

Clique e saiba mais +

Recuperando leads perdidos

Agora que você entende um pouco melhor o que são os leads e sua importância, é hora de identificar como você pode otimizar esse tipo de ação, garantindo uma estrutura muito mais funcional a longo prazo para suas atividades.

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que cada empresa é única no mercado, e que nem sempre duas companhias conseguirão recuperar leads da mesma maneira, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.

Assim, quando um consumidor procurar por chapa perfurada onde comprar, ele pode se lembrar de um contato anterior e retornar o processo de compras com sua companhia.

Além disso, é fundamental entender o quanto esse tipo de ação depende do esforço da companhia e do quanto ela consegue adaptar essas dicas à sua realidade para otimizar suas ações e garantir um reengajamento muito mais funcional.

Quanto mais você estiver pronto a aplicar esse tipo de recursos, maiores serão as chances de você conseguir explorar esses elementos de forma efetiva, garantindo uma estrutura de qualidade em seu funil de vendas.

1. Entenda seu lead

Para você conseguir recuperar efetivamente seus leads, é fundamental entender o que os afastou em primeiro lugar. Existem diversos motivos que podem levar um consumidor a desistir de uma compra.

Entretanto, sem compreender esses motivos, você não conseguirá ajudá-los a se engajar novamente e mantê-los como leads, perdendo valiosos recursos nesse tipo de ação, o que pode ser muito ruim para a empresa.

As pesquisas são o caminho mais fácil para entender esse tipo de situação. Elas permitem que você compreenda o que está fazendo seus leads desistirem da compra, suas principais objeções e o que pode ser feito para diminuir esse impacto.

Se você descobre que o preço do frete de seus produtos está afetando o lead, é preciso repensar o processo logístico para conseguir uma estrutura melhor para seus clientes procurando por brasagem de metal duro, garantindo a permanência deles.

Além disso, o feedback é uma ferramenta importante. Aproveite para se comunicar com seus leads e tentar entender o que está afastando-os de sua companhia, assim você consegue otimizar seus recursos de forma muito mais natural.

2. Realinhamento do processo de vendas

Outro item que faz muitos leads saírem do processo de compras são pequenas falhas ou gargalos em seu processo de vendas. Essas falhas podem acontecer em diversas etapas do processo.

À primeira vista, esse tipo de complicação é muito difícil de prever, principalmente porque o impacto só é notado quando o lead começa a se afastar da empresa, fazendo com que seus resultados sofram uma perda considerável.

O processo de vendas é muitas vezes uma série de etapas que se repetem várias vezes, formando padrões que ajudam tanto seus colaboradores quanto os clientes a entender melhor as possibilidades da empresa.

Fazer uma avaliação do processo como um todo é muito importante, mas você também deve se atentar a cada etapa, principalmente aquelas onde a desistência de leads é maior.

Assim você consegue entender o que está causando esse efeito e como reverter a situação para conseguir engajar novamente esse público em suas negociações, atraindo novamente os leads para sua empresa de ppp.

O mercado está constantemente mudando e criando novas opções, então esteja sempre ligado a essas novidades para atualizar seu processo de vendas, um efeito que deve ser periódico para uma melhor estrutura.

3. Reavalie sua persona

A persona é uma figura fictícia criada com base em seu público-alvo e nas transações anteriores de sua empresa. Ela é fundamental para responder a uma série de questões e criar um engajamento maior entre a marca e seus consumidores.

Entretanto, se você não atualiza constantemente suas personas, elas podem eventualmente se tornar obsoletas, uma vez que não dialogam mais com o público que você está tentando alcançar.

É muito importante que todas as personas que você usa no planejamento estejam de acordo com o momento em que a empresa de tela para piscina está vivendo para otimizar seus resultados e garantir uma estrutura adequada para os leads que estão sendo recuperados.

4. Qualificação de leads

A maioria dos leads deve ser qualificada para você conseguir um resultado melhor. O período em que um consumidor fica como lead é muito variável, e os casos se diferem bastante.

Por isso, o ideal é você conseguir explorar melhor o momento em que um determinado lead está vivendo para conseguir mantê-lo interessado.

Falar com um lead que ainda não está pronto para a abordagem de seus vendedores pode acabar prejudicando sua estrutura, por isso esse tipo de atitude deve ser evitada sempre que possível.

5. Remarketing

O remarketing é uma das maneiras mais eficientes de alcançar um lead que está abandonando o processo de compras. Isso porque essa estratégia é mais direcionada e pode realmente atraí-lo para a negociação de conexões para mangueiras hidráulicas.

Seja através do envio de e-mails, contato por redes sociais ou outra maneira de engajar-se com o consumidor, o remarketing lembra o lead por que ele iniciou o processo em primeiro lugar, trazendo-o de volta para o relacionamento.

É preciso tomar cuidado com excessos, entretanto. Isso porque muitas empresas acabam forçando a comunicação, o que pode ter o efeito oposto do desejado nesse tipo de ação.

Considerações finais

O reengajamento é um elemento fundamental para a maioria das estruturas de comunicação atualmente, uma vez que evita o gasto com leads que se perderam no caminho e otimiza suas negociações.

Assim, qualquer empresa que consegue reverter esse tipo de situação melhora consideravelmente seu faturamento, tornando-se mais relevante dentro de seu nicho de atuação e em alguns casos até mesmo uma liderança no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Reengajamento: dicas para recuperar um lead perdido
Aproveite e tenha acesso a outros conteúdos sobre Dicas separados exclusivamente para você

Especialista em Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Separamos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + quinze =

Go up